Atuação criminosa


Jutahy defende criação de CPI para investigar caso Rosemary

O deputado Jutahy Junior (BA) defendeu nesta quarta-feira (5) a iniciativa do senador Alvaro Dias (PR), que propõs a criação de uma CPI para aprofundar as investigações sobre o esquema de venda de pareceres técnicos em órgãos públicos. O tucano criticou em plenário a liberdade dada pelo Planalto para a ex-chefe de gabinete da presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, de atuar no governo fazendo indicações e utilizando do cargo para atuar de maneira criminosa.

“Temos convicção de que é necessário aprofundar muito essa questão dentro do Parlamento e fazer uma discussão com a sociedade sobre esse triste episódio”, destacou o tucano. Em sua avaliação, o Brasil está diante de mais uma demonstração do “aparelhamento dos órgãos públicos por um partido [o PT] que perdeu completamente a noção de responsabilidade de Estado”.

Play
baixe aqui

Jutahy questiona como o ex-presidente Lula e Dilma permitiram que alguém sem qualificação profissional ocupasse uma posição tão importante no Executivo e ainda tivesse poder a ponto de influenciar agências reguladoras nacionais, chegando a indicar dois diretores. Presos pela operação Porto Seguro, da Polícia Federal, os irmãos Rubens Vieira e Paulo Vieira, ex-diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Águas (ANA), respectivamente, foram indicados por Rosemary aos cargos. Os três são apontados como membros de uma quadrilha que forjava pareceres técnicos na Advocacia Geral da União (AGU).

“Estamos vendo que tudo isso foi deturpado. O PT conseguiu criar no Brasil um ambiente de absoluta promiscuidade, não conseguindo distinguir a atividade pública da particular. O que vemos é uma pessoa que é chefe de gabinete indicando pessoas que hoje estão presas e influenciar em agências reguladoras, e os indicados fazendo tráfico de influência na AGU com pareceres manipulados e hoje sob suspensão.”

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
5 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *