Avanço para o setor


Izalci lidera lançamento da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação

O deputado Izalci (DF) liderou nesta terça-feira (4) o lançamento da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. O tucano irá presidir o grupo, que teve o apoio de mais de 200 parlamentares para sua criação. Em cerimônia que contou com a presença de diversos representantes da área e do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, Izalci destacou a importância de uma mobilização em prol de avanços para o setor como forma de promover o desenvolvimento do país.

“Nosso objetivo é trabalhar no sentido de agilizar e aprovar as leis que estão em trâmite no Congresso, especialmente o Código da Ciência, Tecnologia e Inovação, que  tem um projeto na Câmara e outro no Senado”, destacou o tucano, ao explicar que na verdade a cerimônia realizada representou a fusão de outras duas frentes que já existiam: a da ciência e tecnologia e de pesquisa em ciência e tecnologia.

Play
baixe aqui

O deputado explicou que irá propor e promover reuniões, seminários e audiências públicas para discussão e aprofundamento de temas importantes ao segmento, além de instrução a proposições legislativas. De acordo com o deputado, a frente contará com um representante e um suplente em cada estado e um coordenador em cada região para que haja o máximo possível de aproximação com os agentes do setor.

“Um grupo de deputados ligados à área vai trabalhar a consolidação do sistema nacional, que foi criado há pouco tempo. Tudo isso para que possamos modernizar, melhorar a  competitividade e dar uma atenção especial para uma área que é fundamental para o desenvolvimento do país”, disse.

A princípio, o deputado afirma que a prioridade dos parlamentares será a otimização de proposta do Código Nacional por se tratar de um marco fundamental. A intenção é que se reúnam as melhores propostas e ideias tanto da Câmara quanto do Senado para que seja possível a confecção de um relatório final que atenda as demandas mais importantes.

Entre os diversos representantes de órgãos e conselhos ligados à Ciência e Tecnologia, estiveram presentes na cerimônia de lançamento o presidente da Embrapa, Maurício Lopes; o secretário-geral do ministério, Luiz Elias; o presidente do CNPQ, Glaucius Oliva; e o conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Jaime Santana. Todos destacaram a importância da frente e garantiram interação com os parlamentares. Segundo o ministro Raupp, o crescimento do país depende diretamente da atenção com o setor.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *