Dinheiro surrupiado


Para Bittar, escândalo da compra de pareceres demonstra que PT confunde interesses público e privado

Diante da série de informações trazidas por jornais e revistas no fim de semana sobre o escândalo envolvendo a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha e seus comparsas nas agências reguladoras, o deputado Márcio Bittar (AC) criticou a forma de governar do PT. Para Bittar, o caso de corrupção é uma demonstração de como o Partido dos Trabalhadores mistura interesses públicos e privados. O esquema de compra de pareceres de órgãos públicos foi desbaratado pela operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

Segundo o tucano, a proximidade entre Lula e Rosemary é grande. “O governo, mais uma vez, faz cara de paisagem, como se isso não tivesse a ver com ele. O PT mistura público com privado, o interesse do partido com o do Estado, essa é mais uma demonstração. Todo mundo sabe que a relação de Rosemary com o ex-presidente Lula é pessoal. E a partir disso ela criou uma rede de influência no governo”, afirmou nesta segunda-feira (3).

Play
baixe aqui

As comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara se reúnem nesta terça-feira (4), às 10 horas, para ouvir explicações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a investigação da operação.

Reportagem do “Estado de S. Paulo” revela que o diretor afastado da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira planejava se candidatar a deputado federal pelo PT, segundo depoimentos, e-mails e telefonemas interceptados pela PF. Relatórios da Polícia Federal indicam que a campanha seria financiada por empresas favorecidas pelo esquema de compra de pareceres de órgãos públicos liderado por ele. Uma conversa entre Paulo e Rosemary Noronha indica que ele registrou bens em nome de terceiros para evitar que o aumento do patrimônio prejudicasse a candidatura.

Bittar avalia que os petistas agem em benefício próprio, em detrimento das demandas da população. “O roubo, o tráfico de influências, o coronelismo e o clientelismo não se justificam. O desperdício de dinheiro público, que é surrupiado da nação, faz falta para melhorar a vida de todos os brasileiros. É mais uma demonstração de que o PT teima em confundir as coisas”, declarou.

O deputado Anthony Garotinho (PP-RJ) publicou em seu blog pessoal que Rosemary acompanhou Lula numa viagem a Portugal e desembarcou no país com 25 milhões de euros em uma mala diplomática. Além de ser portadora de passaporte diplomático, Rosemary também tinha autorização para transportar mala diplomática, livre de inspeção em qualquer alfândega do mundo, de acordo com a Convenção de Viena. De acordo com o parlamentar, Rosemary foi obrigada a informar se a mala continha valores em espécie, o que é obrigatório pela legislação da Zona do Euro, mesmo que o volume não possa ser aberto. Ela então declarou o valor.

De acordo com o “O Globo”, os braços-direitos são uma maldição no governo do PT. O jornal destaca que o primeiro caso foi Waldomiro Diniz, então braço-direito de José Dirceu. Um ano depois, foi a vez do próprio Dirceu, principal ministro de Lula. Até a presidente Dilma Rousseff enfrentou de perto a maldição do número dois, quando Erenice Guerra, sua assessora mais próxima durante oito anos, foi pega em traficâncias suspeitas.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *