Controle externo


Tucanos condenam falta de transparência em repasses a centrais sindicais

Os deputados Izalci (DF) e William Dib (SP) condenaram nesta segunda-feira (3) o posicionamento das centrais sindicais a serviço do governo usando dinheiro público. Para os tucanos, faltam transparência e fiscalização, já que as entidades não têm obrigação de prestar contas desses recursos. O Planalto repassou R$ 160 milhões às centrais entre janeiro e outubro deste ano. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, os recursos encaminhados pelo Ministério do Trabalho são arrecadados dos quase 45 milhões de trabalhadores com registro em carteira.

De acordo com Izalci, é necessário um controle externo dos valores repassados aos sindicatos. “Esse governo precisa de mais transparência não só na questão das centrais, como dos próprios sindicatos com essa contribuição obrigatória. Precisamos rever isso porque não há nenhuma fiscalização. É uma farra completa do dinheiro público. Recomendo que seja de fato fiscalizado no mínimo pelo Tribunal de Contas da União e dos estados”, afirmou.

Play
baixe aqui

Segundo Dib, o governo petista mistura o público e o privado e coloca as centrais sindicais a serviço do Planalto. “Fizeram das centrais sindicais um grande assessoramento, porque aparentemente a ação do governo é misturada. E há um estímulo cada vez maior de formação de novas centrais, de novos sindicatos, instrumentalizando ações de governo”, ressaltou.

Desde 2008, o governo federal já repassou para as centrais cerca de R$ 530 milhões. Naquele ano, o ex-presidente Lula vetou uma emenda do então deputado Antonio Carlos Pannunzio que instituía a fiscalização das centrais sindicais pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 dezembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *