Novos serviços


Ciência e Tecnologia discute desafios tecnológicos dos Correios na próxima semana

A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou requerimento do deputado Eduardo Azeredo (MG) para incluir o advogado Edson Carvalho Vidigal, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre os participantes da audiência pública que discutirá o papel e a atuação dos Correios no atual cenário de mudanças tecnológicas. A reunião está marcada para terça-feira (4).

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, será convidado a explicar os desafios tecnológicos, econômicos e mercadológicos trazidos pela introdução das novas tecnologias da informação das comunicações. Segundo o tucano, que solicitou a audiência, o intuito é esclarecer os planos de uma das mais importantes empresas públicas.

Além de prestar os tradicionais serviços de envio de encomendas, cartas e telegramas, os Correios oferecem, entre outros, o encaminhamento de malotes comerciais, prestação de serviços de mala-direta, importação e exportação de bens e logística.

Na busca por novos serviços, a empresa se depara com diversos desafios trazidos pela inovação tecnológica, concorrência nos vários mercados em que atua e transformações por que passa a sociedade. A concorrência com a internet, por exemplo, não se resume a uma substituição de cartas e telegramas por e-mails. Também no crescente comércio pela grande rede, diversas lojas virtuais se utilizam de outras empresas de logística para a entrega dos produtos. Com relação aos serviços financeiros oferecidos pelo Banco Postal, a oferta de produtos da concorrência implica grandes desafios para o crescimento da iniciativa.

O aumento da concorrência e dos serviços prestados também possui consequências legais. O Decreto-Lei 509/69, que criou a empresa e que mantém o monopólio dos serviços postais no país, é objeto constante de questionamento.

A incursão da empresa estatal na telefonia móvel também poderá ensejar novos debates acerca do monopólio, uma vez que o novo serviço poderia se beneficiar de recursos auferidos por meio de uma atividade na qual não há concorrentes.

(Da Agência Câmara com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *