Blecautes frequentes


Em audiência, deputados cobrarão explicações de ministro sobre falhas no sistema elétrico

Quatro comissões promovem, em conjunto, audiência pública com a presença do ministro interino de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, nesta quarta-feira (28). A reunião foi solicitada pelos deputados Nelson Marchezan Júnior (RS), Vanderlei Macris (SP), Otavio Leite (RJ) e Ângelo Agnolin (PDT-TO) para que o ministro explique os frequentes apagões ocorridos recentemente no país. Fazem parte do encontro as comissões de Minas e Energia, de Defesa do Consumidor, de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Fiscalização Financeira e Controle.

Diante das falhas e do prejuízo que os blecautes causam a milhões de brasileiros, Otavio Leite quer que Zimmermann explique quais medidas estão sendo tomadas para evitar outros apagões. A inércia da administração anterior, somada a investimentos insuficientes nos serviços de manutenção, da precária fiscalização feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do obsoletismo das linhas e equipamentos de transmissão de energia elétrica deixam o usuário do sistema elétrico à mercê do próximo apagão, apontou o tucano.

Play
baixe aqui

“Infelizmente, no Brasil o custo da energia vem atingindo níveis absurdos. O governo federal continua cobrando tributos altos e exigindo das empresas. Todos querem que a energia seja reduzida, o que será bom para a economia e fundamental para o desenvolvimento do país”, ressaltou o deputado. Na sua visão, o governo não sabe aonde quer chegar, o que gera grande instabilidade no mercado. “O governo está criando confusão no mercado, e isso tem sido prejudicial às empresas elétricas brasileiras”, completou.

Os parlamentares ressaltam que ocorrências dessa natureza acarretam problemas ao consumidor, desde a segurança aos prejuízos econômicos. Os Procons registram milhares de reclamações referentes à queima de aparelhos eletrônicos, atrasos em voos e transtornos no atendimento de serviços públicos, sobretudo em procedimentos médicos nas unidades hospitalares.

Segundo os deputados, as panes comprovam que o sistema é frágil, mas a sociedade não pode conviver com essas incertezas. Diante disso, os tucanos esperam explicações para evitar novas falhas.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Câmara/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *