Infraestrutura


Kaefer diz que traçado atual da atual ferrovia Norte-Sul não atende aos interesses do PR, SC e RS

Depois de elogiar a decisão governamental de construir uma nova ferrovia entre Guarapuava e o porto de Paranaguá, com base em estudo feito pela Ferroeste e Instituto de Engenharia do Paraná, o deputado Alfredo Kaefer (PR) criticou, em discurso no Plenário da Câmara, a atual opção governamental quanto ao trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Panorama e Rio Grande, passando pelo Paraná e Santa Catarina.

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, segundo o parlamentar, “opinou que inicialmente usaria o trecho entre Panorama e Maracaju, no Mato Grosso do Sul, indo então a Cascavel, no Paraná, e daí a ferrovia seguiria para Santa Catarina. Porém, está solução de contorno pelo Mato Grosso do Sul não atende aos reclamos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

Acrescentou que o governo, os políticos e os empresários paranaenses defendem “a construção da Ferrovia Norte-Sul saindo de Panorama e seguindo pelo Paraná, Santa Catarina até o Porto de Rio Grande”.

Pólo intermodal em Cascavel
Além disso, a seu ver, “o trecho no Paraná deve passar pela cidade de Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Francisco Beltrão, pois atende a toda a região produtora paranaense e compreende inúmeras cidades que não possuem ainda a ligação ferroviária. Com isso, Cascavel tornar-se-ia um pólo intermodal com a Ferroeste e seus entroncamentos rodoviários com o Oeste do Paraná e Paraguai e Argentina”.

“Temos ainda de consolidar as ligações ferroviárias no Paraná com a construção futura de ramais entre Cascavel a Cianorte, ligando a malha ferroviária já existente e inexplorada pela concessionária ALL, que opera o noroeste do Paraná a São Paulo e demais entroncamentos”, defendeu o parlamentar e empresário.

“Não posso deixar de registrar também o reclamo da comunidade de Apucarana que deseja o seu trecho de ferrovia entre a já existente malha ferroviária operada pela ALL até a Ferroeste em Guarapuava, como alternativa complementar à Ferrovia Norte Sul”, comentou Kaefer, que concluiu:

“Há tempo para se influenciar a contratação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e o traçado futuro da Ferrovia Norte Sul, que poderá ser uma obra de grande importância econômica para o Sul do Brasil. Por isso, a sociedade paranaense está de parabéns porque não aceitou, passivamente, o plano de concessão e privatização de ferrovias lançado pelo governo federal, em agosto passado, que não previa as soluções de interesse do setor produtivo e do povo brasileiro, sobretudo os do Paraná”.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Leonardo Prado – Ag. Câmara )

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22 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

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