Descaso com audiências
Izalci critica ausência do Executivo federal nas comissões da Câmara
O deputado Izalci (DF) criticou nesta quinta-feira (22) a ausência e o desrespeito de membros do Executivo, que não comparecem nem enviam representantes quando são convidados pelas comissões da Casa. O tucano cita o exemplo da Comissão de Segurança Pública, que convidou o ministro da Justiça e o diretor geral da Polícia Federal para discutir o futuro da PF, mas não iniciou a audiência devido à ausência dos representantes.
“Aconteceu da mesma forma na Comissão de Educação. Outro dia, numa audiência pública para discutir a questão das creches, havia dois projetos: um da creche 24 dias e outro da creche noturna. Não compareceu ninguém do Ministério da Educação. O ministro não pôde vir e delegou para o secretário, que delegou para o quarto escalão e, faltando 15 minutos, o quarto escalão telefonou dizendo que o ministério ainda não tinha uma posição”, lembrou.
baixe aquiIzalci ressalta ainda que as reuniões requeridas pelos colegiados são para discutir, criar posições e consenso após as sugestões apresentadas em plenário. “Até quando vamos continuar dessa forma, convidando ministros e o Executivo sequer envia um representante. Participei de reunião na Comissão de Trabalho na expectativa de ver o Executivo e simplesmente não comparece ninguém”, completou.
O tucano também citou reportagem do Jornal da Câmara sobre o orçamento, que não passará por nenhum ajuste. “Vão continuar os mesmos valores de 2012. Só que as emendas de 2012 eram de R$ 15 milhões. Em 2008, eram 8 milhões; 2009,10 milhões; 2010, 12,5 milhões; 2011, 13 milhões; 2012 e 2013, 15 milhões. Acontece que esse número é fictício, é ilusório. Poucos Parlamentares conseguem isso. A média é quatro, três, duas ou nenhuma liberação das emendas” explicou. “Não dá mais para enganar a população; não dá mais para apresentar as emendas, discutir com a comunidade e, depois, simplesmente não liberarem” finalizou.
(Reportagem: Gustavo Fernandes/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta