Voto em separado


Para Vaz de Lima, relatório final da CPI do Cachoeira não trará avanços nas investigações

A CPI Mista do Cachoeira entra na fase decisiva nesta semana. O relator da comissão de inquérito, deputado Odair Cunha (PT-MG), deve apresentar o parecer na quarta-feira (21). O relatório final deve confirmar que a empreiteira Delta, que possui contratos com o governo federal, foi usada para dar aparência legal ao dinheiro do esquema de Carlos Cachoeira, com o apoio de políticos. Na avaliação do deputado Vaz de Lima (SP), integrante do colegiado, o parecer será incompleto. Segundo o tucano, a comissão foi dominada pela base governista e isso impediu uma investigação aprofundada. Para ele, a ligação da Delta com o Executivo não foi examinada.

“Ao longo da CPI, os integrantes da comissão, com exceção da oposição, não quiseram atingir o coração do governo: Fernando Cavendish e a Delta. Que contundência há nesse relatório? O parecer vai pelas metades e deve deixar muito a desejar”, afirmou nesta segunda-feira (19).

Play
baixe aqui

O deputado lembrou que no início do mês o PSDB pediu ao Ministério Público a investigação das relações da Delta com empresas laranja do esquema Cachoeira por avaliar que a comissão de inquérito não cumpriu seu papel. “Por isso, os membros do PSDB fizeram questão de juntar todos os documentos e encaminhar à Procuradoria Geral da República para que ela possa realizar um aprofundamento dessa investigação em cima da Delta, já que os membros da CPI não o fizeram.”

Para Vaz de Lima, as investigações não avançaram significativamente em relação ao material já apurado pela Polícia Federal. De acordo com o parlamentar, o partido deve apresentar voto em separado. “As Lideranças do PSDB na Câmara e no Senado estão preparando um voto em separado que inclui esses documentos encaminhados à PGR. Esperamos que isso possa dar à imprensa e aos demais órgãos de fiscalização a condição de buscar o braço financeiro das empresas capitaneadas pela Delta e colocar sob investigação os empresários que, em conluio com o mundo político, causaram grande sangria aos cofres públicos”, disse.

Odair Cunha adiantou em seu blog oficial que vai pedir ao Ministério Público o indiciamento de “todos os depoentes que não falaram na CPI.” Entre os convocados que ficaram em silêncio estão o presidente licenciado da Delta, Fernando Cavendish, o próprio Cachoeira, e a mulher dele, Andressa Mendonça. Vaz de Lima disse esperar que a promessa não seja um faz de conta. “Se o relator colocar isso, vai livrar um pouco a mancha na sua biografia. Espero que não seja mais jogo de cena: o relator coloca, algum membro destaca e retira o item. Não vamos compactuar com isso”, declarou.

O relatório final da CPI deve ter mais de mil páginas. A princípio, o parecer seria apresentado nesta terça-feira (20), mas Odair Cunha pediu mais um dia para concluir o texto e imprimir cópias do documento.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *