Apagões em série


Sistema elétrico brasileiro está se transformando em enorme vagalume, diz Thame

Em pronunciamento, o líder da Minoria na Câmara, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), disse que os apagões acontecem no Brasil porque os governos petistas têm sido incapazes de gerenciar os projetos de complementação das linhas de transmissão. Da tribuna, o tucano lembrou que durante a campanha eleitoral a candidata Dilma Rousseff prometeu que, com ela no poder, não haveria mais apagões.

“Promessa falsa, descumprida. Em 2011, considerando-se apenas aquelas interrupções de cargas superiores a 100 megawatts, valor considerado pelos técnicos como suficientes para um acidente relevante, nós registramos, no Brasil, 61 apagões, cinco por mês. Neste ano, já aconteceram 34 apagões”, afirmou Thame.

Na avaliação do parlamentar, os blacautes resultam da absoluta falta de responsabilidade com o setor energético. “Vagalumes brilham, mas não iluminam o caminho. Por que brilham tanto e não iluminam o caminho? Porque a sua luz é intermitente, não é um facho de luz, não é uma luz contínua. Pois bem, tamanho é o número de apagões que o setor elétrico brasileiro vai sendo transformado num enorme vagalume”, comparou.

Para Thame, os governos petistas têm sido incapazes de gerenciar os projetos de complementação das linhas de transmissão. “Chega a ser constrangedor ver um ministro de Estado apontar um raio como causa de um apagão. Um raio ou um incêndio são acidentes previsíveis e tecnicamente contornáveis, desde que haja uma prevenção correta”, ponderou.

Thame cobrou uma fiscalização efetiva, que produza resultados e gere consequências contra os responsáveis, e apontou o loteamento de cargos de gerência técnica em estatais como Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrobras como outros fatores sintomáticos da ineficiência do setor energético.

(Da assessoria da Liderança da Minoria/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *