Drama da estiagem


Gomes de Matos critica descaso do governo federal com seca no Nordeste

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), ressaltou o drama da seca no Ceará, detalhado em caderno especial do jornal “O Povo”. Os repórteres percorrem mais de dois mil quilômetros passando por 184 municípios e constataram que apenas seis cidades não se encontram em estado de emergência.

Segundo o tucano, vários parlamentares da bancada do Nordeste fizeram apelos por ações concretas do governo federal, como o descontingenciamento de emendas relativas a obras estruturantes na região. No entanto, a gestão Dilma atua na contramão dos interesses do povo. “As ações não estão se realizando. Já perdemos 70% do trabalho desenvolvido pela agricultura. São mais de 1.500 hectares perdidos de plantação. Precisamos urgentemente acelerar esses programas e fazer com que o engajamento do Dnocs possa também ser concretizado”, afirmou.

Play
baixe aqui

De acordo com o parlamentar, os anúncios do governo não são suficientes. “São barragens anunciadas que não são feitas, além do abandono das obras da transposição do Rio São Francisco”, questionou. Ele argumenta que a ajuda às vítimas da seca deve chegar com mais rapidez.

Gomes de Matos destaca que a população não suporta mais a situação, pois só pode contar com a água da chuva. Ele informou que mais de um 1,8 milhão de cearenses de 178 municípios foram afetados pela seca. Mesmo com a ajuda de carro-pipa, há escolas sem aula por falta de água para fazer a merenda e para o consumo dos alunos.

A falta de chuva no Ceará ficou entre 33% e 54% negativos entre janeiro e maio, considerado meses chuvosos na região. Gomes de Matos lembra que a presidente Dilma se comprometeu resolver o problema. Ele lembra ainda que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, prometeu acelerar 77 obras que ampliarão a oferta de água em municípios atingidos pela estiagem, mas a situação ainda não foi resolvida.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *