Divisão de terras


Território da Bahia é indivisível e inegociável, defende Jutahy Junior

O deputado Jutahy Junior (BA) defendeu nesta quarta-feira (14) a manutenção do território da Bahia. Em discurso no plenário da Câmara, ele destacou o litígio da região com os estados de Goiás, Tocantins e Piauí quanto aos limites das divisas. Segundo ele, o território baiano foi conquistado e recebeu milhões em investimentos, principalmente na produção de grãos.

“Eu tenho absoluta convicção de que a Bahia não tem possibilidade de perder nenhuma de suas áreas”, disse o tucano. Jutahy citou o caso do distrito de Rosário, no município de Correntina. O local tem vereador, investimentos e uma cultura vinculada ao estado baiano. “As pessoas que foram registradas como cidadãos baianos não aceitarão, em hipótese alguma, ser cidadãos de outros estados”, completou.

Play
baixe aqui

Em audiência de reconciliação realizada ontem no Supremo Tribunal Federal (STF), os governadores dos quatro locais envolvidos discutiram a ação, ajuizada em 1986 pela Bahia com o objetivo de determinar a demarcação da divisa com Goiás. A partir de 1989, a mesma questão surgiu com Tocantins.

O tucano defendeu a importância da integralidade do estado tanto pela tradição quanto pelos investimentos sociais, econômicos e culturais. “A Bahia é indivisível, nosso território é inegociável. Aquilo que a Bahia teve, produziu e tem como filhos, não temos como abrir mão”, concluiu.

O ministro Luiz Fux estabeleceu um novo prazo para que Bahia, Tocantins, Goiás e Piauí busquem entre si um acordo quanto aos limites. Ficou estabelecido que as autoridades voltem a se reunir em 13 de dezembro. Segundo o ministro, na atual fase do processo existe a possibilidade de acordo e de uma resolução pacífica do conflito.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

 

 

 

 

Compartilhe:
14 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *