Dia histórico


Condenação de petistas é destaque na imprensa nacional e internacional

A condenação dos petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino é destaque na imprensa nacional e internacional. Jornais brasileiros de Norte a Sul ressaltam a punição imposta pelo Supremo Tribunal Federal, principalmente a Dirceu, ex-homem forte do governo Lula e apontado como o chefe do esquema do mensalão.

A manchete do “Estado de Minas”, por exemplo, é “Perdeu, Dirceu”. A capa aponta a declaração do relator do ação penal, ministro Joaquim Barbosa: “Ele (Dirceu) conspurcou a função e tomou decisões-chave para o sucesso do empreendimento criminoso”.

Na mídia lá fora, o tema também foi abordado por importantes veículos como “The New York Times” e “Financial Times”. O periódico britânico saúda a decisão do STF e diz que esse é um gigantesco avanço para o cumprimento das leis e para o respeito às instituições brasileiras.

No plenário da Câmara, tucanos destacaram o resultado do caso. O deputado Walter Feldman (SP) congratulou o STF pelo julgamento “soberano, independente e avançado do ponto de vista da jurisprudência para que movimentos semelhantes de corrupção não tenham mais vez na história brasileira”. Ele ressaltou  a ampla divulgação nos jornais da condenação de José Dirceu por 10 anos e 10 meses de prisão. “Os deputados do PT aqui se revezaram, alguns questionando o comportamento do STF, alegando que acrescentou valor político ao julgamento, de tê-lo feito no período pré-eleitoral, eventualmente contaminando os resultados. Mas nenhum deles se ateve a discutir a essência daquilo que foi o maior julgamento estruturante e político da história brasileira”, disse.

O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), descreveu a decisão como um “ato decisivo de afirmação da independência do Poder Judiciário” e o início de uma nova fase da democracia brasileira. O próximo passo, na opinião do tucano, é reaver os valores desviados dos cofres públicos. “Cabe agora ao governo federal e a seus órgãos de fiscalização e controle adotarem procedimentos contundentes para recuperar o dinheiro desviado pelo esquema criminoso liderado pelo PT e que teve como objetivo corromper deputados aliados ao governo nas principais votações no Congresso Nacional.”

Confira abaixo a reprodução de alguns dos veículos:

 

 

Compartilhe:
13 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *