Destinação de emendas


Governadores de SP e MG reúnem parlamentares em debate sobre as prioridades para 2013

Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia (foto), reuniram deputados e senadores nesta segunda-feira (12) para discutir as prioridades das respectivas administrações em 2013. Nos dois estados, houve acordo para destinar as emendas parlamentares aos setores mais importantes.

O deputado Vanderlei Macris (SP) participou da conversa da bancada paulista e destacou o consenso entre todos os partidos em benefício da região. Macris informou que será formado um grupo de trabalho com representantes de todas as siglas para debater os pontos levantados pelo governador. “Que não mude aquilo que se estabeleceu no Confaz, que é unanimidade. A questão das alíquotas interestaduais é de grande importância para o estado. A resolução do Senado Federal que fala sobre a guerra dos portos. O comércio eletrônico, na PEC 197/2012, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O Fundo de Participação dos Estados (FPE), além dos royalties e das dívidas dos estados”, enumerou.

Play
baixe aqui

Em Minas Gerais, Anastasia apresentou sugestões aos parlamentares. No encontro foi discutida a contrapartida do estado, que varia de 4,5% a 30% de acordo com cada área, como nos casos de saúde e educação, em que a contrapartida chega a 30% do valor mínimo da emenda (varia de R$ 100 mil a R$ 300 mil). O tucano lembrou que, na próxima semana, o governo local entregará dezenas de veículos para o transporte escolar, fruto de emendas incluídas no orçamento deste ano.

Eduardo Azeredo (MG) ressaltou que o governador mineiro pediu apoio dos deputados e senadores na liberação de recursos para a reforma e a duplicação de algumas rodovias federais que cortam o estado. “Como é o caso das estradas que ligam Belo Horizonte até Vitória (ES) e da estrada que liga Belo Horizonte até o Triângulo Mineiro e o Centro-Oeste brasileiro. O governador mostrou que o estado também foi afetado pela queda de arrecadação do IPI em virtude da renúncia fiscal que o governo federal fez e que tira recursos dos municípios e dos estados”, ressaltou. Segundo Azeredo, ficou claro o sentimento de união entre parlamentares de vários partidos nos temas essenciais para a região.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Lúcia Sebe/Imprensa MG/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *