Desperdício


Vaz de Lima critica gastos do Executivo com publicidade oficial inexistente

O governo federal destinou R$ 135,6 mil para publicidade oficial nos jornais vinculados à Laujar Empresa Jornalística, de São Bernardo do Campo (SP), de janeiro de 2011 a julho de 2012. O problema é que nenhuma das cinco publicações existe. Segundo denúncia do jornal Folha de São Paulo (11), além da sede da empresa estar registrada em um imóvel vazio, nenhuma das publicações pode ser encontrada em bancas da região do ABC Paulista.

Ainda assim, a Laujar aparece em 11º lugar no ranking composto por 1132 empresas que recebem recursos públicos para a veiculação de propagandas do governo, à frente de empresas responsáveis por veículos tradicionais e de ampla circulação, como os jornais Zero Hora (RS) e O Dia (RJ).

Na avaliação do deputado Vaz de Lima (SP), os critérios do governo federal para a liberação de verbas públicas são estritamente políticos. “Atendem somente ao interesse e à lógica politica do governo. O PT atua de maneira a instrumentalizar a mídia, por meio do pagamento dessas contribuições aos órgãos de imprensa”, observa.

Segundo o parlamentar, o Executivo se aproveita da “mídia que se vende” para tentar estabelecer debates como o da regulação da imprensa. “O PT quer fazer essa regulação como ocorreu na Venezuela, e em larga escala na Argentina, mas a mídia deve ser livre de influências para cumprir o seu papel”, destaca.

Sobre a atuação da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), responsável pelos repasses à empresa, Vaz de Lima acredita que erros na administração federal não podem se tornar corriqueiros. “É comum que se cometam deslizes, mas no governo petista não há critério. Estamos com problemas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no Ministério da Educação, na saúde, nos transportes, além da questão dos aeroportos. Isso vem ocorrendo em todos os setores da administração federal”, exemplifica.

A Secom alega que seguiu todas as exigências para a realização dos repasses, mas admite que não fez a verificação das publicações no local. O tucano considera essa postura como um descaso com o dinheiro público e cobra idoneidade e transparências das ações da administração pública. “A população precisa ser informada do que está acontecendo. Cabe à sociedade fazer a fiscalização de denúncias e ao governo federal punir e ir à justiça, além de buscar os recursos públicos que, porventura, foram desviados”.

No Senado, o líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), pediu a realização de auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) nos contratos de publicidade firmados pelo governo federal. O tucano também quer informações da Secom para apurar o repasse de verbas publicitárias federais a jornais que não existem.

(Da Agência PSDB, com alteração/ Foto: Alexssandro Loyola)

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12 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

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