Erros inaceitáveis


Tucanos apoiam CPI que investigará institutos de pesquisas eleitorais

Vinte e oito deputados do PSDB estão entre os 222 parlamentares que assinaram o pedido da criação da CPI das Pesquisas Eleitorais, apresentado semana passada pelo líder do PDT na Câmara, André Figueiredo  (PDT-CE). Para os deputados Carlos Sampaio (SP) e Luiz Nishimori (PR), apoiadores da comissão de inquérito, é preciso que os institutos sejam investigados diante de tantos erros apresentados nos últimos anos, sobretudo nas eleições municipais de 2012. Segundo os parlamentares, essas instituições precisam apresentar a metodologia e justificar os equívocos sucessivos nas projeções de voto apresentadas.

De acordo com Sampaio, está claro que essas pesquisas erradas influenciam e mudam resultados. “Precisamos apurar o assunto com profundidade. Talvez a metodologia seja inadequada, mas uma coisa é certa: as pesquisas têm influenciado o eleitor. Aquela história antiga que se diz ‘gosto de votar em quem ganha’, acaba vingando”, alertou.

Play
baixe aqui

Sampaio disse que a direção dos institutos de pesquisas não precisam ficar com receio de comparecer a CPI, pois a proposta não visa restringir a liberdade dessas empresas, mas sim verificar quais os motivos de tantos erros e encontrar soluções para cessá-los. “Precisamos apontar quais consequências dos equívocos que ocorrem em pesquisas realizadas por institutos em todo país. Não é possível que eles aconteçam e depois os proprietários venham a público dizer o seguinte. ‘reconhecemos que houve um erro’. Aí a pesquisa já influenciou o eleitor e infelizmente o pleito já passou”, ressaltou.

Já Nishimori defende o fim da divulgação das pesquisas eleitorais 60 dias antes do pleito. Segundo o tucano, só assim o levantamento não vai influenciar ou alterar os resultados das eleições. “Sou a favor que não divulgasse mais a pesquisa nas eleições municipais, estaduais ou federal. Hoje infelizmente as empresas que fazem as pesquisas têm errado, talvez pela metodologia ou intencionalmente. Isso não sabemos”, apontou.

O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), precisava do apoio de 171 deputados. O parlamentar disse que se a CPI for instalada, o trabalho inicial é requisitar dados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as pesquisas registradas que apresentaram os maiores percentuais de erros.

Pelo PSDB, assinaram o requerimento os seguintes deputados: Andreia Zito (RJ), Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Antonio Imbassahy (BA), Bruna Furlan (SP), Bruno Araújo (PE), Carlaile Pedrosa (MG), Carlos Alberto Leréia (GO), Carlos Sampaio (SP), Cesar Colnago (ES), Duarte Nogueira (SP), Dudimar Paxiuba (PA), Eduardo Azeredo (MG), Eduardo Barbosa (MG), Emanuel Fernandes (SP), Izalci (DF), João Campos (GO), Jutahy Júnior (BA), Luiz Nishimori (PR), Mara Gabrilli (SP), Márcio Bittar (AC), Marco Tebaldi (SC), Marcus Pestana (MG), Nelson Marchezan Júnior (RS), Nilson Leitão (MT), Otávio Leite (RJ), Reinaldo Ajambuja (MS), Rogério Marinho (RN), Vanderlei Macris (SP) e Walter Feldman (SP).

(Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
8 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *