Blecautes sem fim


A pedido de tucanos, ministro de Minas e Energia virá à Câmara para explicar apagões

As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e a de Defesa do Consumidor aprovaram, nesta quarta-feira (7),  requerimentos dos deputados Otavio Leite (RJ) e Nelson Marchezan Junior (RS), respectivamente, que convidam o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para prestar esclarecimentos sobre os frequentes apagões no país. A audiência pública será em conjunta com a comissão de Minas e Energia.

Já a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle apreciou requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP) com o mesmo teor, mas o aprovou com alterações, transformando-o em convite ao ministro interino, Márcio Zimmermann, para audiência conjunta com a de Minas e Energia.

O partido pede o debate diante dos recorrentes blecautes e da falta de explicações sobre os investimentos nas linhas de transmissão. O PSDB lembra das declarações da presidente Dilma Rousseff ao assumir o governo afirmando que a época de apagões havia terminado. A falta de investimentos nos segmentos de transmissão e a  incompetência gerencial impediram a transformação da promessa em realidade.

Diante das falhas e do prejuízo que os blecautes vem causando a milhões de brasileiros, Leite quer ouvir o ministro para que explique ainda como o sistema é “robusto e moderno”, como tanto afirmou. A inércia da administração anterior, somado a investimentos insuficientes nos serviços de manutenção, da precária fiscalização feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do obsoletismo das linhas e equipamentos de transmissão de energia elétrica deixam o usuário do sistema elétrico a mercê do próximo apagão, apontou o tucano.

A frequência com que ocorrem sobrecargas no setor expõe a fragilidade do sistema ‘robusto e moderno’ e torna evidente e urgente a necessidade de se investir pesadamente na modernização e na manutenção dos milhares de quilômetros de redes de transmissão e distribuição em nosso país, aponta o PSDB

As próprias comissões de Desenvolvimento e de Defesa do Consumidor tinham aprovado na semana passada requerimentos de Otavio Leite e Nelson Marchezan Junior que convidam os diretores da Aneel, Nelson Hubner, e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, para prestarem esclarecimentos sobre os blecautes. A Comissão de Fiscalização votou hoje requerimento de Macris com a mesma finalidade, mas o colegiado fez mudanças. Serão convidados não somente ambos os diretores, mas também os presidentes da Eletrobras, Chesf e Furnas.

(texto atualizado às 16h25)

Leia também:

Aprovados requerimentos do PSDB que pedem vinda do ONS e da Aneel à Câmara para explicar apagões

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola e Saulo Cruz – Ag. Câmara)

Compartilhe:
7 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *