Setor apresenta demandas


Conferência Nacional do Leite é oportunidade para defender produtores, destaca Domingos Sávio

O deputado Domingos Sávio (MG) destacou a importância da 1ª Conferência Nacional do Leite, que começou nesta terça-feira e vai até quinta (8). O objetivo do evento promovido pela Subcomissão Permanente do Leite, presidida pelo parlamentar, é debater os principais problemas e grandes desafios da cadeia produtiva do alimento. O tucano ressaltou a importância da elaboração de um documento para subsidiar a elaboração de uma política nacional do leite.

“A expectativa é muito positiva para a realização do evento. Todos os elos da cadeia produtiva estão reunidos para debater os principais problemas e desafios”, reiterou. Segundo Sávio, o leite não é só um alimento importante, mas uma fonte de renda e de emprego de milhões de brasileiros. O setor envolve 1,3 milhão de produtores e movimenta R$ 50 bilhões por ano.

Play
baixe aqui

“É a atividade que mais emprega no campo. A maioria das cidades no país tem algum produtor de leite. Por isso, é muito importante que haja uma política nacional para apoiar esse produtor”, defendeu. Conforme lembrou, o Brasil vive momentos de incerteza com o aumento da importação do alimento, gerando desemprego.

O deputado considerou lamentável o fato de muitas vezes o produtor receber menos do que custa a produção. Diante dessa realidade, a conferência debaterá soluções que protejam o produtor, mas também garantam à industria, cooperativa e ao consumidor qualidade e condições adequadas para continuar gerando emprego e renda com uma atividade tão importante para o país, concluiu Sávio.

Nesta terça os delegados das cooperativas, indústria, comércio, governo, produtores, trabalhadores rurais e entidades de pesquisa e extensão debaterão sobre as necessidades do setor simultaneamente na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre os temas a serem abordados estão sanidade animal, vigilância sanitária, custo de produção, pesquisa, assistência técnica e extensão, políticas de crédito, infraestrutura e logística, tributação e proteção de mercado.  A subcomissão é ligada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, presidida pelo PSDB.

Na quarta-feira (7), ocorrerá uma plenária na Embrapa para definir o texto final da conferência. No dia seguinte, o encontro será no Auditório Nereu Ramos da Câmara, quando haverá apresentação e aprovação do documento final. O texto será entregue aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que foram convidados para o evento.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Câmara/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *