A favor da exploração


Leréia acompanha no STF julgamento sobre uso do amianto e defende liberação

O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) acompanhou nessa quarta-feira (31), no Supremo Tribunal Federal (STF), o primeiro dia de julgamento envolvendo proibição ou liberação do uso no Brasil do amianto, fibra mineral usada na construção civil. A sessão foi suspensa com um empate por um a um e não há previsão para retomada dos trabalhos sobre o tema.

Preocupadas com o avaliação dos ministros, cerca de 800 pessoas se deslocaram de Minaçu (GO), onde funciona a única mina ativa do minério na América Latina, para acompanhar de perto a sessão, que teve duração de quase oito horas.

Para Leréia, representante do município goiano, a polêmica se arrasta apenas por razões de interesses comercias. “Não tenho dúvida de que esse embate é comercial, porque no âmbito da saúde pública está comprovado que o amianto do tipo crisotila não oferece nenhum perigo à saúde do trabalhador, tampouco dos comerciantes”, ponderou, ao citar o tipo explorado na mina.

“Espero que os ministros do Supremo reconheçam a realidade e votem de forma favorável ao uso do amianto. Estamos confiantes em uma decisão positiva a favor da família minaçuense, e dos demais trabalhadores que atuam na área em todo o Brasil. Parabéns ao povo de Minaçu, que sempre acompanhou de perto cada decisão do Supremo. Continuarei com essa luta dentro no Congresso Nacional”, completou o deputado pelo PSDB-GO.

(Da assessoria, com alterações/ Foto: Gustavo Lima – Ag. Câmara)

Compartilhe:
1 novembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *