Internacionalização


Jorginho Mello propõe discussão sobre proficiência em língua estrangeira

Foi aprovado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara pedido do deputado Jorginho Mello (SC) que requer a realização de audiência pública para discutir a proficiência em língua estrangeira de alunos brasileiros e a internacionalização das universidades. O tucano quer discutir formas de tirar o país de posição vergonhosa no ranking das melhores universidades do mundo. De acordo com ele, a Universidade de São Paulo (USP), melhor colocada entre as brasileiras, aparece em 158º lugar no Times Higher Education.

“Segundo os especialistas, o que faz uma universidade estar entre as melhores do mundo é a capacidade financeira para fazer pesquisa, a língua e a internacionalização de docentes e discentes. Aí está tanto a possibilidade de enviar e receber alunos”, destaca o tucano. Para ele, enquanto o país não se aprofundar na alfabetização do inglês como segunda língua, não será possível mudar essa situação.

“A língua inglesa é global. Ela atrai alunos e professores. Não temos aulas ministradas em inglês na graduação e na pós-graduação, é preciso quebrar este paradigma e reconhecer a importância da internacionalização para deixarmos a “rabeira” do ranking das melhores universidades.”

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
31 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *