A caminho de um vexame?


Editorial de “O Globo” concorda com Kaefer sobre riscos aos eventos esportivos por causa de energia

O editorial de hoje (31) do jornal “O Globo” faz uma análise do atual sistema elétrico brasileiro e sua conclusão é a mesma de recente entrevista do deputado e empresário Alfredo Kaefer (PR): falta hoje confiabilidade ao sistema e o Brasil não pode correr o risco de falta de energia durante os eventos esportivos internacionais que vão ocorrer no país a partir do próximo ano .

Em sua entrevista veiculada amplamente e enviada também ao “O Globo” pela sua assessoria no último dia 26 de outubro, Kaefer comentou que o Brasil vem usando a estratégia emergencial de recorrer às usinas termelétricas sempre que necessário. Porém, comentou que “desde o início do uso dela já houve tempo suficiente para que os sucessivos governos petistas tivessem tornado o setor elétrico brasileiro mais moderno e confiável, mesmo porque vão se realizar, nos próximos anos, grandes eventos esportivos internacionais (Olimpíadas, Copas das Confederações e da FIFA)”.

E, em seguida, o parlamentar advertiu: “O Brasil está correndo o risco sério de passar pelo mesmo vexame ocorrido recentemente na Argentina, quando um jogo importante entre times brasileiro e argentino foi cancelado por falta de energia. Se isso ocorrer aqui a imagem brasileira será bastante afetada no mundo”.

O editorial de “O Globo”, depois de sua análise sobre o sistema elétrico nacional, diz que “a garantia de que não ocorrerão novos apagões agora não é mais levada em conta”. E, a exemplo de Kaefer, conclui: O Brasil será sede de grandes eventos internacionais a partir de 2013. Não podemos correr o risco de passar vexames diante dos olhos do mundo exatamente por falta de energia elétrica. Ainda mais que estes eventos serão uma oportunidade para mostrar ao resto do planeta que o Brasil tem uma matriz elétrica limpa. Mas é preciso que seja também eficiente”.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
31 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *