Sistema em crise


PSDB protocola na Câmara requerimentos pedindo explicações sobre apagões

Conforme anunciado no final da semana passada pelo líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), deputados do partido protocolaram na tarde desta terça-feira (30) requerimentos em diversas comissões da Casa para que as autoridades responsáveis pela recente crise no setor elétrico esclareçam aos parlamentares as causas e as medidas que serão adotadas para evitar episódios desta natureza.

Pela urgência e gravidade do assunto, a expectativa dos deputados tucanos é que todos sejam pautados para votação, no mais tardar, na próxima quinta-feira (conforme determina o regimento interno, que exige antecedência de 24h entre o protocolo e a votação).

No texto, os deputados destacam que a inércia e a execução de investimentos insuficientes nos serviços de manutenção, além da precária fiscalização e do obsoletismo das linhas e equipamentos de transmissão de energia elétrica deixam o usuário do sistema a mercê do próximo apagão. E completam: “de apagão em apagão no nosso sistema ‘robusto e moderno’, somente em 2011 ocorreram 97 incidentes com maior ou menor intensidade e duração”.

Foram protocolodos pelos deputados-membros em cada uma das comissões requerimentos de convocação do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e de convite aos diretores-gerais da Aneel, Nelson Hubner, e do ONS, Hermes Chipp, conforme detalhado abaixo:

– Comissão de Minas e Energia (convocação do ministro e convite aos diretores-gerais) – protocolado pelo dep. Walter Feldman (SP)
– Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (convocação do ministro e convite aos diretores-gerais) – protocolado pelo dep. Vanderlei Macris (SP)
– Comissão de Defesa do Consumidor (convocação do ministro e convite aos diretores-gerais) – protocolado pelo dep. Nelson Marchezan Júnior (RS)
– Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (convocação do ministro e convite aos diretores-gerais) – protocolado pelo dep. Otavio Leite (RJ)

(Da Liderança do PSDB na Câmara/ Charge: Fernando Cabral/PSDB)

Compartilhe:
30 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *