Vitória no Pará


Eleito prefeito de Belém, Zenaldo promete ações imediatas em saúde, saneamento e segurança pública

Com 56,61% dos votos válidos, Zenaldo Coutinho (PA) foi eleito prefeito de Belém (PA) nesse domingo (28). O adversário, Edmilson Rodrigues (Psol), conquistou 43,39% dos votos. No primeiro turno, o tucano havia ficado na segunda posição, com 30,67% do eleitorado, contra 32,58% de Edmilson. Saúde, saneamento e segurança pública serão as prioridades do novo prefeito.

Entre as questões emergenciais da gestão pública, Zenaldo prometeu construir um pronto-socorro municipal em Icoaraci, aumentar a cobertura do programa Saúde da Família, criar um pronto-socorro municipal infantil e um centro de diagnóstico pediátrico, além de qualificar os profissionais da saúde do município. Em entrevista coletiva, ele apontou os desafios para governar Belém e disse que pretende dar um choque de gestão nos postos de saúde da capital.

Play
baixe aqui

“Iremos iniciar já em janeiro medidas emergenciais para ampliar a atenção básica e a prevenção nos postos de saúde para que tenhamos um verdadeiro impacto sobre as ações necessárias em razões das dramáticas dificuldades com que a população mais pobre ainda convive”, destacou.

Com relação ao saneamento, Zenaldo se comprometeu a realizar a manutenção dos canais do Una, da Visconde de Souza Franco, do Reduto e da Tamandaré, além de continuar as obras de macrodrenagem na Estrada Nova e retomar as obras do Canala do Paracuri. Para melhorar a segurança pública, o tucano implementará um sistema de monitoramento eletrônico em pontos-chave da cidade, aumentando também o efetivo da Guarda Municipal. A informação é do “G1”.

“Tenho um compromisso verdadeiro de construir uma nova cidade, sustentável. Emergencialmente, vou investir em saúde, saneamento e segurança pública”, afirmou. Zenaldo consolidou a supremacia tucana no Pará, onde o PSDB já tem o governador Simão Jatene e os senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto.

Aos 51 anos e formado em Direito, o tucano começou na carreira política aos 21 anos, quando foi eleito vereador em Belém, tendo sido reeleito em 1988. Foi duas vezes deputado estadual e chegou à presidência da Assembleia Legislativa do Estado em 1995. Ocupou o posto de líder do governo na Casa em 1997. Dois anos depois, foi eleito deputado federal.

Zenaldo também atuou como chefe da Casa Civil e secretário especial de proteção e desenvolvimento social durante o mandato do governador Simão Jatene, também do PSDB. Em agosto de 2011, ficou à frente da Secretaria Especial de Proteção e Desenvolvimento Social (Seepds) e decidiu concorrer à prefeitura neste ano. Com três décadas de vida pública, chefiará o Poder Executivo da capital paraense.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Divulgação/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *