Aprovação popular


Cinco deputados tucanos saem vitoriosos nas urnas, inclusive em Belém e Maceió

Deputados federais do PSDB que concorreram a prefeituras nas eleições municipais saíram vitoriosos em cinco cidades, entre elas duas capitais. No primeiro turno, Alberto Mourão (SP), Carlaile Pedrosa (MG) e Rui Palmeira (AL) tiveram a aprovação nas urnas e foram eleitos prefeitos em Praia Grande, Betim e Maceió, respectivamente. Ontem (28), no segundo turno, foi a vez de Zenaldo Coutinho (PA) ser escolhido pela população de Belém para administrar a cidade nos próximos quatro anos e de Romero Rodrigues (PB) receber a aprovação do povo de Campina Grande.

Com 56,61% dos votos válidos, o deputado licenciado Zenaldo Coutinho confirmou a liderança apontada nas pesquisas de opinião. Após o resultado da disputa, o tucano afirmou a jornalistas que as áreas de saúde, segurança e saneamento são as que sofrem as principais demandas na capital e terão atenção especial em sua gestão. O novo prefeito tem como aliado o governador do estado, Simão Jatene, também do PSDB.

Romero Rodrigues obteve 59,14% dos votos válidos em Campina Grande, maior cidade da Paraíba depois de João Pessoa. Natural do município, o tucano já foi vereador e presidente da Câmara Municipal, além de ter sido eleito deputado estadual (2004) e em seguida federal (2010). Romero afirmou que irá retribuir a confiança do povo campinense com muito trabalho e dedicação. A eleição do tucano quebra o ciclo de oito anos de administração do PMDB na cidade.

Em Praia Grande, no litoral paulista, Alberto Mourão saiu vitorioso logo no primeiro turno com 62% dos votos. O tucano assumirá a administração da cidade pela quarta vez.  Áreas como segurança, saúde, educação e mobilidade urbana serão prioridades em sua gestão. Mourão recebeu mais de 78 mil votos e o segundo colocado, Alexandre Cunha (PT), teve apenas 46 mil. Além do apoio do governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), o tucano terá a experiência na administração do município a seu favor. Além disso, a coligação que apoiava sua candidatura elegeu 15 dos 17 vereadores da cidade.

Em Betim, o deputado Carlaile Pedrosa obteve no primeiro turno a maior votação da história da cidade, que é a mais industrializada de Minas Gerais. O tucano já havia governado o município por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008) e obteve nessa eleição 68,09% dos votos válidos. Foram 135.797 votos, que fizeram dele o candidato a prefeito mais bem votado do município em todos os tempos. Carlaile teve mais de 72 mil votos de diferença da segunda colocada, a atual prefeita Maria do Carmo Lara (PT). Entre as prioridades de Carlaile estão melhorias para a saúde pública.

Com 57,41% dos votos válidos, o deputado Rui Palmeira foi eleito prefeito da capital alagoana ainda no primeiro turno. A preferência do eleitorado de Maceió era tão grande que o segundo colocado obteve apenas 12,72% dos votos. O tucano tem o apoio do governador do estado, Teotônio Vilela Filho (PSDB), e deverá buscar parcerias com o governo federal e as demais prefeituras da região metropolitana de Maceió. A precariedade da saúde na capital será combatida logo no início de sua gestão. O novo prefeito buscará conseguir recursos para construir um novo hospital na cidade e fazer funcionar de forma plena o já existente.

Os outros deputados federais do PSDB que disputaram a prefeitura de suas cidades foram Duarte Nogueira (SP) em Ribeirão Preto; Luiz Fernando Machado (SP) em Jundiaí, Otavio Leite (RJ) no Rio de Janeiro, Rogério Marinho (RN) em Natal, Reinaldo Azambuja (MS) em Campo Grande e Marco Tebaldi (SC) em Joinville. Ao todo o partido elegeu 701 prefeitos em todo Brasil.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Reprodução)

Compartilhe:
29 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *