Consumidor prejudicado
Novo apagão desmente discurso do governo de segurança no sistema elétrico, alerta Imbassahy
Mais uma onda de apagões afetou regiões do país, dessa vez atingindo nove estados do Nordeste e parte do Norte. O blecaute na madrugada desta sexta-feira (26) desmente afirmação do governo federal de que o sistema é robusto e seguro. Para o deputado Antonio Imbassahy (BA), o discurso não passa de falácia. “O sistema não é confiável e nem seguro como afirmam as autoridades do setor”, completou o tucano.
Foram afetados Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, não se sabe ainda o que causou o desligamento nas linhas de transmissão.
Há uma tentativa clara do Planalto de minimizar as graves ocorrências, na opinião do parlamentar. Segundo ele, as interrupções continuam e a população perdeu a confiança na gestão do sistema elétrico. “Ninguém confia mais em quem opera o setor. É preciso que essas pessoas sejam afastadas e punidas. As autoridades estão perdidas. Existem falhas graves que não são corrigidas. O Operador Nacional do Sistema transformou-se em Operador Nacional dos Apagões”, afirmou.
baixe aqui
É a segunda vez nos últimos 35 dias que o Nordeste fica no escuro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região. A informação é do portal “G1”.
Ao assumir o governo, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a época dos apagões já havia terminado, conforme lembrou Imbassahy. Em seguida, quando os blecautes começaram a ter uma frequência maior, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o sistema é moderno e um dos mais seguros do mundo.
“O que existe é má gestão. As falhas são gritantes, o governo tenta minimizar o problema e quem paga o preço alto, mais uma vez, é o brasileiro”, lamentou. O deputado ressaltou que os prejuízos são enormes em função da incompetência que se agrava com a irresponsabilidade de querer minimizar os fatos.
Cidades no escuro
→ A Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, informou que houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste. A companhia não soube informar as causas do blecaute.
→ Em São Luís (MA), a energia caiu por volta de 23h20 (horário local). O problema foi atribuído à distribuição de energia do Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do ONS.
→ Na Paraíba, faltou luz em todas as cidades do estado a partir das 23h30 de quinta, segundo informou a concessionária de energia elétrica do estado, a Energisa. Já na cidade de Natal, na principal delegacia da Zona Sul, os policiais civis tiveram que parar as atividades. Eles ligaram os faróis de viaturas para ter algum tipo de iluminação.
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta