Saúde bucal


Izalci presta homenagem aos odontologistas e destaca história da profissão

O deputado Izalci (DF) prestou homenagem aos odontologistas durante sessão solene nesta segunda-feira (22). O encontro, realizado a pedido do tucano, destacou o trabalho desses profissionais da saúde. “Graças à dedicação e competência desses profissionais, somadas ao empenho de alguns órgãos governamentais e ONGs, de alguns anos para cá a saúde bucal deslanchou entre as preocupações dos brasileiros”, disse.

O parlamentar destacou os primórdios da profissão, quando o boticário retirava dentes com o “poderoso e pavoroso” alicate boticão. Era uma época em que o dentista contava com poucos recursos e muitas vezes precisava de força para realizar algum tratamento. “A odontologia é uma das ciências que mais evoluíram nas últimas décadas. Ancorada por avanços técnicos e biomateriais, hoje os procedimentos são mais seguros, rápidos e muito menos agressivos”, comentou.

Play
baixe aqui

Segundo Izalci, os primeiros anos da odontologia fazem parte da história. Os primeiros registros de tratamentos dentários, segundo ele, são de 5 mil anos antes de Cristo, quando gregos, romanos, sumérios e egípcios já se referiam a algumas causas da dor de dente. Mais tarde, barbeiros e ambulantes desempenhavam o trabalho em locais nada recomendáveis.

“Depois de alguns anos, a odontologia surgiu como ciência ligada à medicina. Logo a evolução das técnicas direcionou cada uma a seu objetivo exclusivo”, lembrou o deputado. Já no século 18, o pai da odontologia, Pierre Fauchard, criou marcantes inovações da técnica. No Brasil, os primeiros cursos surgiram em 1884, no Rio de Janeiro e na Bahia.

“Hoje, no Brasil, há registro de mais de 200 mil profissionais dentistas, entre civis e militares. Atualmente, as especialidades também se multiplicaram”, afirmou. “O conceito de que saúde começa pela boca começa a ser difundido e respeitado de Norte a Sul do país”, concluiu o tucano.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *