Desfecho esperado


Condenação de petistas por formação de quadrilha é ponto alto do julgamento no STF, acredita Paxiúba

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal pediu a condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares por formação de quadrilha no mensalão nesta segunda-feira (22). O publicitário Marcos Valério e outros seis acusados também foram condenados pelo crime.

Na avaliação do deputado Dudimar Paxiúba (PA), não há dúvidas da existência do esquema de corrupção. “Essa decisão é o coroamento do julgamento”, resumiu. “O desfecho demonstra que o STF reconheceu a existência do crime. As provas foram contundentes para convencer a maioria dos membros do Supremo de que o mensalão existiu”, afirmou.

Com a decisão, a Corte concluiu a análise do último item da ação penal. O STF fará sessão extra nesta terça-feira (23) para tentar concluir o julgamento, que já dura dois meses e meio, até o fim desta semana. Dos 37 réus, 25 foram condenados por diferentes crimes, nove foram absolvidos e três estão com a situação indefinida. Os ministros terão que decidir o que fazer nos casos de empate.

Play
baixe aqui

O tucano destacou que o próximo passo é definir a punição dos reús. “Os crimes mais contundentes, com penas mais elevadas, foram comprovados e vamos aguardar somente a dosimetria, quantos anos de prisão serão impostos aos que os praticaram”, ponderou.

Para o ministro Carlos Ayres Britto, a formação de quadrilha por parte dos acusados ameaçou a “paz pública”, pois houve uma quebra de confiança da sociedade no Estado. Na opinião de Celso de Mello, houve um “grave atentado” ao sistema democrático brasileiro. Segundo ele, o caso foi “um dos episódios mais vergonhosos da história política desse país”. Marco Aurélio Mello destacou que houve uma quadrilha “das mais complexas”. Gilmar Mendes argumentou que “houve a formação de uma engrenagem ilícita que atendeu a todos e a cada um”. Luiz Fux disse que houve um “projeto delinquencial” por parte do acusados.

Compra de apoio político

→ Por 6 votos a 4, o STF condenou José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares por formação de quadrilha.

→ Segundo a denúncia do Ministério Público, uma quadrilha foi formada por 13 réus com o objetivo de comandar e operar o esquema voltado para a compra de apoio político no Congresso durante o governo Lula.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *