Tratamento justo


Domingos Sávio cobra política nacional para setor leiteiro

O deputado Domingos Sávio (MG) fez um alerta sobre a situação dos produtores de leite no Brasil. “Esse segmento emprega milhões de pessoas e trabalha com um alimento essencial à vida. O leite e seus derivados vivem constantemente sendo sacrificados. Não há, no país, uma política nacional que dê um tratamento justo”, afirmou durante pronunciamento no plenário da Câmara, nessa quinta-feira (18).

Segundo o tucano, por se tratar de um alimento perecível, os produtores têm uma série de prejuízos. “O produto sendo perecível, não se consegue, depois de ordenhada a vaca, escolher a hora ou o dia em que se vai vender o leite. Ele tem que ser entregue imediatamente. E aí há muito abuso. Com frequência, um produtor é obrigado a entregar o produto abaixo do que está custando para ele produzir. Isso leva ao sofrimento, ao empobrecimento”, explicou.

Play
baixe aqui

Presidente da Subcomissão do Leite, Sávio disse que o colegiado está preparando uma conferência com o objetivo de elaborar uma proposta de política nacional para o setor. “Queremos uma política que garanta um preço justo para o produtor e o consumidor, inspeção para que haja boa qualidade no produto e o país não precise ficar importando ou, pior, não importe sem precisar, como tem acontecido”, ressaltou.

O seminário será realizado em parceria com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do Desenvolvimento Agrário. O evento vai acontecer de 6 a 8 de novembro. “Vamos reunir os produtores rurais, os trabalhadores rurais da economia familiar, a indústria e o cooperativismo do laticínio, as estruturas públicas dos estados, as universidades, a Embrapa e o setor de comércio”, destacou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *