Boas práticas


Eduardo Gomes diz que população acompanha projetos de combate à corrupção

O 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (TO), disse que a população brasileira acompanha os projetos de lei destinados ao combate à corrupção. “A população acompanha de perto, através dos órgãos de comunicação, das redes sociais e de todos os instrumentos de divulgação”, declarou o parlamentar. Gomes participou nessa quinta-feira (18) do 1º Seminário sobre Boas Práticas em Contratações Públicas, realizado na Câmara.

“A população tem o seu anseio atendido quando vê que o seu representante no Congresso está debatendo instrumentos de fiscalização. Foi assim na Lei da Ficha Limpa e também com a Lei de Licitações. O importante é que exista uma permanente discussão sobre a eficiência, o conteúdo e a razão de cada proposta.”

Também no seminário, o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, ressaltou que, em 2012, o Congresso concluiu a aprovação de proposta que atualiza a lei contra a lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98). A proposta foi transformada na Lei 12.683/12.

“A melhor estratégia de combate ao crime organizado é atingir sua capacidade de financiamento, é tirar a capacidade de se articular e se replicar no futuro”, disse Abrão.

Entre as ações recentes de combate a esse crime, Abrão citou os laboratórios contra a lavagem de dinheiro, instalados pelo Ministério da Justiça em parceria com secretarias estaduais de Segurança Pública, com o Ministério Público e com as polícias civis. “São laboratórios que usam a tecnologia da informação, com softwares que podem ajudar em investigações de crimes de lavagem de dinheiro.” Segundo o secretário, existem laboratórios em 16 estados e, até o final do ano, mais 8 serão instalados.

(Agência Câmara/ Foto: Reinaldo Ferrigno/ Ag. Câmara)

Compartilhe:
19 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *