Punição exemplar


Gomes de Matos: voto pela condenação de petistas no STF comprova formação de quadrilha no esquema

Os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram condenados por formação de quadrilha pelo relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, nesta quinta-feira (18). Para o ministro, há provas de que a quadrilha de fato existiu e que Dirceu era o chefe do núcleo político do esquema de compra de apoio de parlamentares. Na avaliação do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), é incontestável a participação de Dirceu como articulador do mensalão. Segundo o tucano, a decisão vai ao encontro do que espera a população.

“No momento em que o relator afirma o envolvimento e pede a condenação do ex-ministro José Dirceu com grande precisão, é porque existem provas cabais de que ele foi um dos grandes mentores dessa corrupção”, declarou.

Na quarta-feira (17), quando iniciou a leitura do voto, Barbosa destacou que “Dirceu comandava o núcleo político, que, por sua vez, orientava o núcleo publicitário e agia em conjunto ao núcleo financeiro”. De acordo com Barbosa, depoimentos “reforçam a atuação” do ex-ministro da Casa Civil na quadrilha. Entre eles, estão reuniões agendadas por Marcos Valério com o petista.

Play
baixe aqui

Na avaliação de Barbosa, o grupo formado pelos réus enquadra-se “perfeitamente na descrição do crime de quadrilha”. “[Os réus] de forma livre e consciente se associaram de maneira estável e com divisão de tarefas com o fim de praticar crimes contra a administração pública, o sistema financeiro nacional, além de lavagem de dinheiro”, disse o relator. O publicitário Marcos Valério, seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos, Rogério Tolentino e a antiga cúpula do Banco Rural (Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinicius Samarane) também foram condenados pelo relator. Já Ayanna Tenório e Geiza Dias foram absolvidas.

O item sobre formação de quadrilha é o último da ação penal. Após Barbosa, o revisor, Ricardo Lewandowski deve começar a votar. O Supremo fará sessão extra na próxima terça (23) para tentar concluir o julgamento, que já dura dois meses e meio, até o fim da semana que vem. “A população espera com grande expectativa a conclusão do processo para que possamos ter conhecimento de qual nível de punição eles vão sofrer em termos de penalidade”, afirmou Gomes de Matos.

O tucano ressaltou que os réus devem ser condenados a penas de prisão. Segundo o parlamentar, o cumprimento da sentença em liberdade seria um mau exemplo. “A população brasileira não aceitaria se, após todo esse processo de julgamento, eles ficassem em liberdade. Punições dessa magnitude precisam ser exemplares”, concluiu.

Veja outras frases de Joaquim Barbosa:

“Como toda organização criminosa, havia uma divisão de tarefas e o sucesso do empreendimento dependia da conduta de todos.”

“Todo esse manancial probatório produzido tanto no inquérito quanto em juízo comprova que ele [Dirceu] era quem comandava o núcleo político que, por sua vez, repassava as orientações ao núcleo de Marcos Valério, o qual por sua vez agia em concurso com o Banco Rural”.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
18 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *