Produção desmorona


Líder da Minoria critica baixo desempenho da indústria brasileira e aumento de importações

Em discurso nesta quarta-feira (17), o líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), criticou a incapacidade do PT, em quase 10 anos de governo, de enfrentar os grandes problemas do país. Ele destacou o baixo desempenho da produção industrial brasileira no PIB e criticou o estímulo desmesurado ao consumo.

Segundo Thame, a produção industrial brasileira vem desmoronando e vai refletir drasticamente sobre a vida do cidadão. “A participação da indústria no PIB caiu de um pico de 40,9% em 1980 para 27,5% em 2010. No segundo trimestre do ano passado, os dois ramos industriais, de transformação e extrativa, representavam 18,6% do PIB total. No mesmo período de 2012, essa participação caiu para 17%”, informou.

Para Mendes Thame, o estímulo desmesurado ao consumo contribuiu com o crescimento econômico, mas ao invés de impulsionar a indústria nacional aumentou as importações numa relação de competição das mais injustas, sustentada pela leniência do governo e sua política cambial equivocada. “O peso das importações passou de 14,2% para 16,6% do PIB na comparação dos mesmos períodos. O Brasil está colhendo, em plena crise econômica internacional, os frutos da irresponsabilidade do governo”, ponderou.

Play
baixe aqui

Ainda segundo o parlamentar, o impacto de mais rápida percepção dessa opção enganosa é o baixo crescimento do PIB, que reduz a arrecadação de impostos e afeta negativamente a confiança dos empresários em suas decisões de investimentos ”O país vai desacelerando e exibindo as fragilidades de um governo que não encontra os rumos do planejamento e desconhece – ou despreza – as regras básicas da eficiência” concluiu.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *