Erros grosseiros


Jutahy Junior condena tentativa de influenciar eleitor com pesquisas manipuladas

Em discurso nesta quarta-feira (17), o deputado Jutahy Junior (BA) criticou a manipulação de pesquisas eleitorais. Segundo ele, o problema fica pior a cada eleição. O tucano ressalta que, no interior dos estados, surgiram institutos localizados que não existem de fato.

“São pesquisas compradas e registradas na tentativa de influenciar o resultado nas pequenas cidades do Brasil, onde não há rádio, não há televisão, simplesmente para passar uma ideia de que aquele candidato está à frente das pesquisas, com o intuito de induzir o eleitor ao erro”, afirmou.

Play
baixe aqui

De acordo com Jutahy, existe outro componente em cidades maiores: o estímulo a financiamentos e a perspectiva de acordos políticos. “Precisamos dar um basta a essa questão dos institutos de pesquisas. E não são apenas entidades de fundo de quintal, fajutas, acontece também com grandes institutos brasileiros”, completou.

O parlamentar citou exemplos de cidades com erros grosseiros no resultado das eleições municipais: Manaus, Salvador e São Paulo. Para ele, não foi coincidência. “A presidente Dilma e o ex-presidente Lula concentraram suas campanhas nessas três cidades. Será coincidência que exatamente nesses locais o Ibope errou da forma mais escandalosa e escancarada? Eu não acredito. Essa manipulação dos institutos de pesquisa tem de ter um basta”, apontou.

Em Salvador, cidade do tucano, o candidato ACM Neto aparecia na véspera do pleito com 6% a menos do resultado final. Na boca de urna, o Ibope o colocou 7% atrás. ACM Neto ficou em primeiro lugar na cidade. Em Manaus, as pesquisas indicavam empate entre dois candidatos com 29%, mas no dia da eleição Arthur Virgílio disparou com 40%. Em São Paulo, José Serra apareceu em terceiro no Ibope uma semana antes do pleito, caindo nas pesquisas. Dois dias depois, o tucano estava em segundo no Datafolha, crescendo. Ele alcançou o segundo turno em primeiro lugar. “Não tenho mais idade de me iludir e de ser ludibriado em relação a resultados de pesquisa”, concluiu.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *