Situação precária


No dia do professor, Dudimar Paxiúba faz apelo em defesa da educação

O deputado Dudimar Paxiúba (PA) defendeu maior investimento em educação, melhorando a estrutura das escolas, os salários dos profissionais, buscando valorizar a profissão. Ao lembrar o dia do professor, comemorado neste dia 15, ele afirmou que as más condições de trabalho e os baixos salários afastam os bons profissionais das salas de aula.

De acordo com a Unesco (programa das Nações Unidas para a educação), o Brasil ocupa a 88ª posição na classificação do desenvolvimento educacional. “A gestão ineficiente, o desprestígio do magistério e a má formação dos professores se tornam empecilhos ao avanço educacional brasileiro”, afirma o deputado tucano.

Play
baixe aqui

Em discurso no plenário da Câmara, o tucano também destacou a situação precária de escolas brasileiras. Segundo ele, em pleno século XXI, faltam salas de aula equipadas, e até mesmo banheiros e água potável. Também ressaltou os vícios da estrutura educacional. “Há nomeações políticas de diretores, em muitos lugares há dois professores para cada classe, tem muita gente que não trabalha. É uma cultura gerencial difícil de desmontar”.

O deputado explica que nos países com boa educação, ser professor tem bom retorno financeiro e reconhecimento social. Se o Brasil copiasse esse modelo, deixaria de conviver com altas taxas de analfabetismo, elevados números de desistência escolar e estudantes que não conseguem executar tarefas básicas como interpretação de textos e resolução de cálculos matemáticos.

Garimpagem mecânica  
Paxiúba denunciou ainda o uso de máquinas gigantescas para garimpar o leito do rio Tapajós. “Faço um apelo ao Ibama, ao CTNBIO e ao Ministério Público Federal, para que numa ação conjunta para proibir esse tipo de garimpagem enquanto é tempo”.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
15 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *