Mudou para pior


Para Nilson Leitão, PT não terá coragem de punir condenados no mensalão

O deputado Nilson Leitão (MT) disse duvidar que o Partido dos Trabalhadores puna os filiados condenados no julgamento do mensalão. De acordo com o estatuto do PT, a sigla deve expulsar os condenados por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas com sentença transitada em julgado, como informou “O Globo”. Ou seja, o partido passará por cima de suas próprias regras se mantiver os mensaleiros em seus quadros.

Para o tucano, a legenda muda de opinião conforme a conveniência. “O PT não terá coragem de expulsar aqueles que fazem parte da sua história. O PT mudou para pior. Eles vão defender o indefensável, vão dizer que não houve mensalão, como já estão dizendo, vão dizer que isso é lenda. Infelizmente, José Dirceu, Delúbio e outros protagonistas não serão expulsos”, disse nesta segunda-feira (15).

Play
baixe aqui

A reta final do julgamento da ação penal vai coincidir com a última semana do segundo turno das eleições. Nos dias que antecedem o pleito municipal, o Supremo Tribunal Federal julgará a acusação de que uma quadrilha foi montada para operar o mensalão. Para o MP, o chefe seria o ex-ministro José Dirceu. A expectativa de Leitão é que o STF cumpra com o seu papel e puna os acusados. “Eu acredito que o STF vai dar uma grande oportunidade para o Brasil ter esperança de novo na ética. Vivemos um momento de insegurança jurídica, ninguém mais acredita em punição. Esse julgamento pode ser um divisor de águas, os ministros podem ser os heróis da história moderna do Brasil”, disse.

A Corte começou a julgar nesta segunda-feira (15) a acusação contra o publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha eleitoral do ex-presidente Lula. O Ministério Público acusa Duda e sua sócia, Zilmar Fernandes, de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, condenou ambos pelo crime de lavagem de dinheiro e absolveu-os de outra acusação de lavagem e de evasão de divisas.

Os ministros devem concluir ainda hoje o julgamento de seis réus acusados pelo crime de lavagem de dinheiro. Entre eles estão Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes do governo Lula, e os ex-deputados Paulo Rocha (PT-PA) e João Magno (PT-MG).

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
15 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *