Condenação definitiva


Jutahy Junior: alegação de Dirceu de “injustiça” na decisão do STF é descabida

O deputado Jutahy Junior (BA) rebateu as declarações de José Dirceu, que afirmou ter sido injustiçado com a decisão do Supremo Tribunal Federal de condená-lo por corrupção ativa. O petista divulgou em seu blog uma “carta ao povo brasileiro” alegando ter havido um “juízo político e de exceção”. Para o tucano, a afirmação é descabida.

“O ex-ministro todo poderoso do governo Lula foi cassado pela Câmara diante das evidências contundentes detectadas pela CPI. Passou sete anos se defendendo, foi para o STF e as provas evidenciaram que ele era o chefe do mensalão. O julgamento foi correto, dentro de todos os padrões democráticos, com amplo direito de defesa. A condenação é justa”, afirmou nesta quinta-feira (11).

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que a afirmação do petista é absolutamente despropositada. Conforme destacou, o STF observou plenamente o direito dos réus e o julgamento se baseia em provas concretas.

Play
baixe aqui

O parlamentar rechaçou a possibilidade de os réus recorrerem a cortes internacionais contra as condenações, como a Organização dos Estados Americanos (OEA). De acordo com o tucano, a decisão da Corte é definitiva. “Não há nenhuma possibilidade de um país como o Brasil, que tem democracia, Justiça livre e autonomia dos poderes, ter a decisão do Supremo questionada em foro internacional. Isso é mais uma bobagem, uma tentativa de enganar a população”, ponderou.

“A sentença será executada de acordo com a pena definida pela Corte. Quem for condenado para cumprir prisão, irá para a prisão. Nenhum recurso internacional vai mudar a sentença dada a qualquer um dos réus”, completou.

O relator da ação penal, ministro Joaquim Barbosa, classificou de “tremenda bobagem” a intenção de condenados de recorrer da decisão do STF. A hipótese foi cogitada pelo deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP), condenado por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Jutahy destacou ainda que o PT tem o hábito de desrespeitar as instituições. “O mensalão é a maior demonstração de uma tentativa de golpe, da manutenção do poder por meio da corrupção, da cooptação de partidos e parlamentares com dinheiro público. Nada mais grave contra as instituições democráticas do que foi o mensalão”, disse.

Em nota oficial, o PSDB elogia o fortalecimento das instituições democráticas com o julgamento do caso. “A decisão soberana do STF – composto, na ampla maioria, por ministros nomeados pelos governantes petistas, como não é demais lembrar – fortalece a confiança na igualdade de todos perante a lei. Nesse julgamento as instituições democráticas estão sendo fortalecidas”, diz trecho do documento assinado pelo presidente em exercício da Executiva Nacional do partido, Alberto Goldman.

Para a legenda, o PT desrespeita as instituições democráticas. “Se a direção do PT resolve declarar guerra a esse valor fundamental – o respeito a essas instituições – enterrando o que há de bom na sua história para esconder seus delitos, a oposição só pode lamentar, mas vai defendê-las a qualquer custo.” Leia a íntegra da nota aqui.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
11 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *