Agricultura mais fraca


Deputados querem explicações de ministro sobre término da Embrapa Internacional

Os deputados Nilson Leitão (MT) e Raimundo Gomes de Matos (CE) apresentarão requerimento pedindo que o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, esclareça os reais motivos que levaram ao fechamento da Embrapa Internacional.

Na avaliação dos parlamentares, o encerramento das atividades da empresa – anunciado na última sexta-feira (5) – prejudica a reputação do agronegócio brasileiro e faz com que os produtores nacionais tenham o acesso dificultado a tecnologias existentes em outros países.

“Estamos em um momento positivo do agronegócio – e temos certeza de que poderíamos estar ainda mais fortes se o governo conduzisse melhor os investimentos. Aproximar-se das tecnologias de ponta seria um caminho para isso. O que vemos neste caso é uma atitude das mais incoerentes”, declarou Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.

Vice-presidente do colegiado, Leitão avalia que “atitudes radicais” do PT, como o fechamento da Embrapa Internacional, causam prejuízo aos recursos públicos e sugerem a pouca preocupação do partido em esclarecer de maneira definitiva possíveis irregularidades. “Ao invés de refletir sobre os problemas e procurar soluções, o PT opta por saídas bruscas. Muito dinheiro foi investido na Embrapa Internacional e deveríamos ser informados e debater este assunto”, disse.

A Embrapa Internacional era o braço no exterior da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, entidade ligada ao Ministério da Agricultura responsável por promover atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor. A alegação para o encerramento de atividades é o “descumprimento de preceitos legais e estatutários”.O requerimento para a convocação de Mendes Ribeiro deverá ser apresentado na Câmara nos próximos dias.Laboratórios e escritórios da empresa estavam sediados em países como EUA, França, Coreia do Sul, Moçambique e outros.

Ainda não há uma definição sobre o destino dos profissionais, estrutura e pesquisas mantidos pela empresa.

(Da Agência PSDB/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *