Oposição vigorosa


Resultado das eleições municipais mostra a força do PSDB, destaca Rodrigo de Castro

O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), comemorou o desempenho geral da legenda nas eleições municipais de domingo (7). O partido conquistou a prefeitura de 692 municípios no primeiro turno, segundo o último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o Instituto Teotônio Vilela (ITV), 19 milhões de brasileiros estarão sob gestão tucana nos próximos quatro anos apenas nas cidades onde os candidatos da legenda já venceram. A sigla elegeu o segundo maior número de prefeitos, ficando atrás apenas do PMDB. Além disso, 5.253 vereadores do partido foram eleitos em todo o Brasil.

Na avaliação do parlamentar, os resultados comprovam a força do PSDB. “O povo brasileiro mostra mais uma vez que gosta do jeito tucano de governar. Os eleitores votaram em prefeitos com capacidade de resolver os problemas para apontar soluções e fazer gestões modernas eficientes. Essa é a proposta do PSDB. Além, é claro, do componente ético”, afirmou nesta segunda-feira (8).

De acordo com Castro, a eleição revela também o vigor da oposição. “É um recado nas urnas de que o Brasil quer uma oposição vigorosa, que há um desejo de uma nova proposta para o país e o PSDB está pronto para essa missão. Nós temos todas as condições de elegermos o próximo presidente da República”, declarou.

Play
baixe aqui

Resultado das urnas confirma PSDB como força poderosa de oposição ao governo petista, avalia ITV

Nas capitais, o PSDB foi vitorioso no 1º turno em Maceió, onde o deputado licenciado Rui Palmeira (AL) foi eleito com 57,41% dos votos válidos, número cinco vezes maior do que o segundo colocado, Jurandir Boia (PDT), apoiado pelos partidos da base aliada de Dilma Rousseff. O portal “G1” destacou que o partido conquistou seis das 33 maiores prefeituras do Brasil. Além de Maceió, a legenda venceu também em Ananindeua (PA), com Manoel Pioneiro (53,85%); Betim (MG), com o deputado Carlaile Pedrosa (MG) (68,09%); Jaboatão dos Guararapes (PE), com Elias Gomes (62,93%); Piracicaba (SP), com Gabriel Ferrato (73,54%) e Santos (SP), com Paulo Alexandre (57,91%).

Das 50 cidades onde ainda haverá segundo turno, a sigla disputará a vitória em 18 delas. Dessas, oito são capitais: São Paulo, Manaus, Vitória, Teresina, São Luís, Belém, João Pessoa e Rio Branco. Outras cidades importantes também estão na lista, como Guarulhos, Jundiaí, Ribeirão Preto, Sorocaba, Franca, Taubaté, Campina Grande, Londrina, Pelotas e Blumenau. Dependendo dos resultados do segundo turno, o PSDB poderá sair da eleição com o maior número de habitantes sob seu governo, conforme destacou o ITV.

Segundo o deputado, as eleições municipais representam o êxito do processo democrático. “O resultado retrata de maneira fidedigna os anseios dos cidadãos que, em geral, demandam dos futuros prefeitos (as) e vereadores (as) mais atenção com questões essenciais: saúde, educação, oportunidades de emprego e geração de renda, segurança e lazer”, diz trecho de artigo de autoria do secretário-geral do PSDB.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Leonardo Prado/ Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
8 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *