Mandante do esquema


Relator do mensalão condena petistas e comprova participação no comando do esquema

O relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, votou pela condenação dos principais personagens do escândalo: o ex-ministro José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino. Segundo ele, Dirceu comandou o esquema de pagamento a parlamentares em troca de apoio político. Os deputados Nelson Marchezan Júnior (RS) e Raimundo Gomes de Matos (CE) acreditam que os demais ministros devem seguir o relator e pedir a punição dos petistas.

Para Marchezan, a argumentação de Barbosa reforça fatos que a sociedade já conhece. “Havia uma coordenação e o comandante disso era o José Dirceu, sob a orientação do ex-presidente Lula. Esperamos que a maioria dos ministros siga essa orientação para que a imagem do Brasil no exterior melhore em relação à impunidade e à corrupção”, disse. Barbosa pediu a condenação dos três por corrupção ativa, além de Marcos Valério e outros réus do caso.

Play
baixe aqui

O magistrado destaca que havia uma hierarquia: Dirceu seria o principal articulador, enquanto Delúbio Soares era o responsável pelos contatos e, José Genoino, o negociador de valores. “Efetivamente houve toda essa hierarquia e eles deverão ser condenados. No momento em que o Supremo afirma que houve corrupção ativa, que o PT para ter base no governo teve que fazer esse procedimento, a população brasileira está aplaudindo os membros do STF”, completou Gomes de Matos.

De acordo com o ministro, os autos mostram que Dirceu ocupava uma posição central na organização. “Entender que Delúbio e Marcos Valério agiram sozinhos, contra a vontade de Dirceu, é, a meu ver, inadmissível”, declarou. Barbosa declarou ainda que o ex-ministro da Casa Civil “controlava as operações da organização criminosa” e tinha o “domínio final dos fatos”.

Marchezan lamentou que os petistas acusados de corrupção ativa continuem abrigados pela legenda. “Delúbio é tão importante para o PT que o partido o trouxe de volta. José Dirceu ainda comanda um importante grupo dentro do governo da presidente Dilma e as estruturas partidárias do PT em todo o Brasil. José Genoino, que também fazia parte da cúpula, ainda mantém grande influência, tanto é que foi abrigado em ministérios durante esse período”, ressaltou.

Réus condenados

Ao todo, 22 dos 37 réus do processo do mensalão já foram condenados por desvio de recursos públicos, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e corrupção entre partidos da base aliada ao governo Lula.

Matéria atualizada às 20h04.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Saulo Cruz/Ag. Câmara e Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 outubro, 2012 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Mandante do esquema”

  1. Jorge Mesquita disse:

    A partir de hoje estas matérias farão parte do dia a dia de nosso Blogger aqui no Pará: http://www.jornalcorreiojurunense.blogspot.com e em matérias no Jornal Impresso e Eletrônico.

    Jorge Mesquita
    Diretor Fundador, do único Jornal de bairro de Belém há 16 anos. Um abraço e conte com a gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *