Valorização


Eduardo Gomes defende políticas públicas para garantir segurança e apoio aos idosos

O Dia Internacional do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro e tem como objetivo a valorização do idoso. Conhecido por poucos aqui no Brasil, a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2003 para promover a inclusão dos idosos na sociedade. O Primeiro Secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (TO), destacou a data, ressaltando a necessidade da instituição de políticas públicas que não apenas valorizem o idoso, como garantam sua segurança e integridade.

Para celebrar essa data e evidenciar a importância do cuidado e respeito com os idosos, várias manifestações estão ocorrendo no Brasil como forma de dar apoio e valorização à Terceira Idade. Segundo dados do IBGE, nos últimos 50 anos o percentual de idosos no Brasil mais que dobrou. Em 1960 cerca de 3,3 milhões tinham mais de 60 anos o que representava 4,7% da população; em 2010 eram 20,5 milhões ou 8,5% da população.

Eduardo Gomes disse que todos nós temos a missão de contribuir para a cultura de inclusão do idoso, assegurando seus direitos e valorizando a sua participação na sociedade. É fundamental que o dia seja conhecido, respeitado e comemorado pela população em geral, frisou. Eduardo Gomes lembrou ainda todas as ações desenvolvidas por ele no Congresso Nacional que permitiram a criação da Universidade da Maturidade do Tocantins (UMA), referência internacional de apoio e estímulo aos mais velhos.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Beto Oliveira/Ag. Câmara)

Compartilhe:
1 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *