Tratamento mais rápido


Em apoio ao Outubro Rosa, Andreia Zito cobra votação de projetos que visam a garantir prevenção contra câncer

A deputada Andreia Zito (RJ) reiterou seu apoio às comemorações pela terceira edição do Movimento Outubro Rosa, que começam nesta segunda-feira (1º). A tucana destacou que mantém a cobrança já feita ao Congresso pela votação de seus projetos de lei 1.752 e 1.897, visando a garantir a prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino, da mama e da próstata.

O PL 1.752 estabelece prazo máximo de 20 dias para realização de mamografia pelo SUS e tratamento em até três meses após o diagnóstico. Já o de número 1.897 determina que a realização de exames preventivos do câncer de próstata seja iniciada a partir dos 45 anos de idade e que os pedidos feitos por médicos credenciados no SUS também sejam atendidos no prazo máximo de 20 dias. A parlamentar lembrou que o não cumprimento dos prazos estabelecidos será considerado ato de improbidade administrativa do gestor responsável pelo atendimento.

“Não podemos deixar de fazer a cobrança ao governo, porque sabemos que muitas brasileiras, de todas as partes do país, estão necessitando de tratamento, e muitas delas sequer sabem por onde começar, porque as dificuldades de acesso são imensas”, comentou. Ela reconhece que por conta do trabalho de entidades civis e da organização feminina, há hoje uma sociedade brasileira mais unida para fazer valer projetos como o de sua autoria, mas dados do próprio governo revelam que a situação é muito grave.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este ano esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Saúde, sem considerar os tumores da pele não melanoma, esse tipo de câncer é também o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100mil), Nordeste (32/100mil). No Norte é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil).

O Inca informa também que para o Brasil, este ano, esperam-se 17.540 casos novos de câncer de colo do útero, com risco estimado de 17 casos para 100 mil mulheres. “Esses números confirmam que é  precisa atuar mais fortemente na prevenção da doença e meus projetos são para isso. O governo precisa agir rápido diante de uma situação de tamanha gravidade”, enfatizou Andreia Zito.

Despertar o interesse

Às vésperas das comemorações da terceira edição do Movimento Outubro Rosa, na opinião da deputada, não se pode deixar passar despercebida a importância de ações como estas, visando à saúde de milhões de pessoas. Andreia Zito parabeniza o movimento, que tem por finalidade despertar o interesse da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim a expectativa de cura.

A terceira edição do Outubro Rosa, conforme lembrou a deputada, terá destaque ainda mais especial este ano, por se tratar do aniversário de 60 anos da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em Vitória (ES). “Todas as ações em prol da luta contra o câncer merecem o nosso apoio. Por isso, parabéns à Afecc”, reiterou a deputada.

Para chamar a atenção da sociedade, durante todo o mês de outubro várias ações serão realizadas pela Afecc em todo o Espírito Santo. Um dos pontos altos da campanha é a iluminação de rosa dos principais monumentos públicos e pontos turísticos do estado, cor que representa a luta contra o câncer de mama.

O Outubro Rosa é encerrado no final do mês com uma grande caminhada em Vitória, que mobiliza a sociedade. No ano passado a entidade conseguiu reunir mais de três mil pessoas. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos na década de 90. Hoje é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação popular, empresas e entidades.

(Da assessoria da deputada/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
1 outubro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *