PT em pânico


Ataque de Lula à oposição é tentativa falha de encobrir existência do esquema, critica tucano

O deputado Nilson Leitão (MT) condenou a primeira manifestação explícita do ex-presidente Lula sobre o julgamento do mensalão. O petista acusou na quinta-feira (27) a oposição de fazer “jogo rasteiro” e o PSDB de baixaria por explorar politicamente o caso. A declaração foi feita no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal condenou nove dos 13 réus ligados ao PP, ao PL e ao PMDB por terem recebido dinheiro do esquema de corrupção.

O tucano lamentou que o ex-presidente ainda negue o mensalão com ataques à oposição. “Lula continua afirmando uma situação que é real e palpável. É um ato para encobrir uma situação que está elucidada. É lamentável o ex-presidente se comportar dessa forma. Quando toma esse tipo de reação, ela banaliza a ética, a transparência e a verdade”, afirmou.

Play
baixe aqui

A principal tese da defesa dos réus – a de caixa dois eleitoral – foi rejeitada por quatro dos dez ministros do Supremo. Para os magistrados, o objetivo do esquema não era financiar campanhas eleitorais, e sim comprar votos no Congresso. A desculpa esfarrapada de caixa dois foi adotada pelo ex-presidente e pelo PT desde o início do escândalo para explicar os pagamentos. “O Supremo trabalha com provas e essas provas deram o rumo que foi sentenciado pelo tribunal”, resumiu Leitão.

Segundo estudo do Instituto Teotônio Vilela (ITV), a sessão do STF confirmou o ponto central do mensalão: dinheiro desviado dos cofres públicos pelo PT para comprar votos e apoio parlamentar no Congresso. “Com isso, outra das espúrias e fantasiosas alegações apresentadas por Lula – e repetidas por José Dirceu e os demais mensaleiros – também caiu por terra: a de que os recursos surrupiados foram empregados na quitação de dívidas da campanha eleitoral de 2002. Desabou, pois, a tese do caixa dois, nascida em 2005 na mais estapafúrdia das entrevistas concedidas por um presidente da República na história brasileira”, diz trecho da Carta de Formulação e Mobilização Política.

Reportagem do jornal britânico “Financial Times” desta sexta-feira afirma que as primeiras condenações do julgamento do mensalão podem indicar que o Brasil está no rumo de uma “governança melhor”, com combate mais eficiente à impunidade. “Quando o julgamento começou, no mês passado, havia preocupações de que ele se tornaria apenas mais um exemplo de como a elite brasileira rotineiramente consegue escapar de punições sérias por seus crimes”, afirma o texto assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy.

Tese furada

→ Caso o Supremo aceitasse a tese do caixa dois, crime previsto no Código Eleitoral, as eventuais penas já estariam prescritas hoje.

→ A sessão de ontem no STF foi suspensa quando faltavam os votos de quatro ministros. O julgamento será retomado na segunda-feira (1°).

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 setembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *