Falha no sistema


Baixo investimento no setor de energia elétrica pode provocar mais apagões, alerta tucano

A falta de expansão no setor de energia elétrica e o baixo investimento da Eletrobrás na área foram apontados pelo deputado Antonio Imbassahy (BA) como os principais problemas que contribuíram para o apagão ocorrido no Nordeste no último fim de semana. O Grupo Eletrobras, controlado pelo governo federal, está estagnado em termos de investimentos. As aplicações da estatal atingiram, no primeiro semestre, R$ 2,1 bilhões, valor que corresponde a somente 20,8% do orçamento disponível para o ano (R$ 10,3 bilhões). Trata-se da pior execução orçamentária em termos percentuais desde o ano 2000. A informação é do site “Contas Abertas”.

“Foi o segundo grande apagão do governo Dilma. Em 2011, vários estados do Nordeste ficaram horas sem energia. Agora, o mesmo aconteceu em estados do Nordeste”, lamentou o tucano nesta sexta-feira (28). Apesar da situação, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirma que o sistema é sólido, robusto e um dos mais seguros do mundo, o que o parlamentar considera grave. “Como pode um sistema ser robusto e deixar tantas pessoas sem energia?”, questionou.

Play
baixe aqui

É evidente que houve falha na expansão do sistema de energia elétrica e também  negligência da sua operação, segundo o deputado. Imbassahy lamenta o fato de o governo não expandir o setor. Na opinião dele, o governo apenas tenta minimizar o problema. “Uma situação em que o ministro diz que foi apenas uma interrupção no fornecimento, quando na verdade foi um grande apagão”, completou.

Por fim, Imbassahy reiterou a necessidade de mais aportes na área. “Infelizmente o governo não está fazendo os investimentos necessários. Isso vem acontecendo há anos e o resultado é esse: a população pagando um preço caro, não apenas com a falta de energia, mas também com as tarifas, cujo custo é um dos mais elevados do mundo. O governo está falhando e de maneira muito grave com a população brasileira.”

Redução de tarifa

→ Um grupo de secretários de Estado esteve nessa quarta-feira (27) em Brasília em busca de diálogo com o Congresso e setores do governo sobre os prazos e regras que nortearão mudanças no setor elétrico para reduzir as tarifas de energia. Apesar de querer aderir ao novo plano, o secretariado teme que estados e concessionárias sofram grandes perdas.

→ A pane, que durou entre 20 e 30 minutos, atingiu vários municípios da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Mais de cinco milhões de pessoas foram afetadas.

→ Atualmente, várias obras esbarram em questões legais de diversas naturezas. A Usina de Belo Monte luta por espaço com os indígenas. Angra III aguarda julgamento de recurso interposto por uma empresa na licitação. A concorrência para a construção de termelétrica a gás natural em Manaus foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União, tendo em vista irregularidades no edital e na proposta vencedora.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 setembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *