Momento único


Para Imbassahy, transparência no julgamento do mensalão consolida a democracia

O julgamento do mensalão está consolidando a democracia e inaugurando um momento único na história do Brasil. Essa é a opinião do deputado Antonio Imbassahy (BA). Segundo o parlamentar, a denúncia da Procuradoria Geral da República, as robustas provas constantes do processo e os “competentes” relatórios do ministro Joaquim Barbosa comprovam a existência de graves irregularidades e malversação do dinheiro público.

“Graças à transparência no julgamento, o Brasil assiste os ministros do Supremo comprovando a existência de um escândalo de corrupção que membros e alguns dirigentes do PT tanto querem esconder, utilizando manobras escusas e insistindo em afirmar que o mensalão nunca existiu, apesar das fartas evidências”, afirmou.

Para Imbassahy, a tentativa de integrantes do PT de desqualificar o trabalho dos ministros da Corte foi descabida. O deputado lembrou que após reportagem de “Veja”, petistas ocuparam a tribuna do Congresso para fazer ataques infundados ao STF. A revista trouxe declarações atribuídas ao empresário Marcos Valério chamando o ex-presidente Lula de chefe do mensalão. Os petistas consideraram ainda um “risco para a democracia” a transmissão ao vivo das sessões do julgamento pela TV Justiça.

“Ficamos estupefatos ao ouvir essa expressão. Inacreditável que a aplicação de um dos mais importantes preceitos constitucionais, a transparência do julgamento e das decisões, seja confundida, de maneira escusa, com ‘risco para a democracia’”, criticou. O tucano ressaltou que a transmissão das sessões faz parte da rotina do STF há bastante tempo e não foi adotada a partir do caso do mensalão.

De acordo com o parlamentar, a democracia não combina com mistério. “Um país democrático é feito com imprensa livre, instituições fortes e transparentes. Não podemos retroceder nas conquistas obtidas com a liberdade de expressão, sob pena de vermos instaurada no Brasil uma ditadura disfarçada, como a de alguns países vizinhos”, ponderou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 setembro, 2012 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Momento único”

  1. Maria Isabel Mathilde Gonçalves disse:

    Não sei se vejo o que não existe,mas, ontem na intervenção do relator após o voto da Ministra Carmem Lúcia,tentando falar de “Mensalão que tenha existido em outras Unidades da Federação, me deixou um vislumbre de que estaria falando de Minas Gerais no episódio do Eduardo Azeredo.Esse Lewandowyski me preocupa muito sabe?
    Sempre quer levantar uma lebre para ocasionar dúvidas nos menos avisados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *