Atendimento fraco
Azeredo cobra da Anatel medidas para melhorar serviço de TV por assinatura
Além dos frequentes problemas da telefonia móvel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá que enfrentar outra questão: cobrar melhoria nos serviços prestados pelas operadoras de TV por assinatura. A Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado tucano Eduardo Azeredo (MG), vem exigindo da agência reguladora medidas para diminuir o número de reclamações dos usuários.
O governo marcou reunião com as principais operadoras de TV por assinatura para pressionar por mais investimentos e pelo cumprimento de um plano de metas de qualidade do serviço prestado. Elas poderão ser proibidas de vender novos pacotes, caso se recusem a tomar providências em relação ao crescente volume de queixas. Ao todo, o país conta hoje com 14,8 milhões de domicílios com TV por assinatura, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”.
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“O governo federal passou muito tempo desprezando o papel das agências reguladoras, criadas pelo governo do PSDB com o objetivo de defender o consumidor e manter o nível de qualidade dos serviços prestados seja na área de telecomunicações, petróleo ou energia”, ressaltou Azeredo nesta quinta-feira (27).
No caso específico às questões ligadas à TV a cabo, o parlamentar lamentou o fato de ter aumentado muito o número de reclamações. Conforme lembrou, o serviço cresce cada vez mais no Brasil, mas o preço é alto e não há qualidade no atendimento. “Portanto, já passou da hora de o governo ter uma atuação mais efetiva por meio das agências”, completou.
Segundo dados publicados no site da Anatel, o número de reclamações praticamente dobrou no período de um ano. Em abril, último dado informado, foram 13.194 reclamações, ante 6.698 no mesmo mês de 2011. Mensalmente, lideram a lista de problemas levados à agência os erros na cobrança das faturas, a dificuldade de cancelar contratos e problemas com o aparelho ou com a qualidade do sinal.
De acordo com Azeredo, os dados confirmam a preocupação que deputados do colegiado têm demonstrado. “É o direito do consumidor que está sendo afetado. É importante que a competição aumente, mas que possamos ter redução dos custos.”
Líder no ranking de reclamações
→ As reuniões com as empresas serão fechadas e devem começar hoje. Participarão apenas técnicos da agência e alguns representantes das companhias. Toda a conversa tratará sobre as possíveis formas de contornar o problema que já existe, ou seja, reduzir o número de consumidores insatisfeitos, além de criar algumas metas e diretrizes para melhorar os serviços prestados também a longo prazo, com a ampliação gradual da cartela de clientes.
→ No ranking de reclamações recebidas pelos Procons em todo o país, as empresas que atuam no segmento de TV paga ficaram com o sétimo lugar no primeiro semestre. Foram 29.913 atendimentos registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ou 3,91% do total. O primeiro lugar ficou com a telefonia celular, com 78.604 atendimentos (9,13% do total), alvo mais recente de fiscalização da Anatel, que chegou a suspender vendas no setor.
→ Uma das principais reclamações, de acordo com a Fundação Procon-SP, está relacionada à venda de pacotes que incluem TV por assinatura, internet e serviços de telefonia.
“Há muita interrupção do sinal. E não há nenhum ressarcimento. São interrupções, cobranças indevidas com equipamentos adicionais, entre outros. Existe muita esperteza nessa área. É importante que a Anatel se posicione e aja em benefício da população.”
Deputado Eduardo Azeredo (MG)
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
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