Serviço centralizado


Projeto de Mendes Thame cria número único para atendimentos de emergência

Em situações de emergência, o cidadão precisa se preocupar não só com o estado da vítima, mas com o atendimento dos serviços de urgência. Mesmo com a tensão do momento, ele precisa se lembrar dos diversos números de telefone das equipes: bombeiros, polícias, Samu, entre outros.

Para facilitar o contato e o atendimento, o líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), apresentou o projeto de lei 175/2012, que determina a adoção de um número único para emergências e segurança pública em todo território nacional: o 190.

Play
baixe aqui

Segundo o tucano, o novo serviço vai facilitar a vida do cidadão. “O projeto que apresentei de um número único para todo tipo de emergência visa proteger o cidadão nos momentos mais difíceis. A pessoa que atendeu vai direcioná-la, ou pode ser até uma gravação pedindo que digite mais um numero e dessa forma ele pode ser atendido rapidamente sem ter que ficar correndo tentando descobrir o número certo para fazer uma ligação. São momentos cruciais, em que a diferença de um minuto pode significar salvar ou não a vida de um ente querido”, explica.

O assistente administrativo Dione Machado passou por uma situação crítica dificultada pelo atendimento dessas equipes. Ele teve problemas em uma das vezes em que precisou chamar o Samu para socorrer a esposa, que passava mal. “Falaram que eu estava passando trote e não fui atendido. Minha esposa passou mal, poderia até falecer porque não consegui o atendimento. Um vizinho que me deu socorro”, contou.

Para ele, o número único seria útil, pois, no desespero, o cidadão perde tempo ao tentar lembrar o número certo. “Quando a gente está nervoso, não lembra se vai ligar para o 193 ou o 190. Um número só ficaria mais fácil, porque a pessoa que atende encaminha para a área certa”, argumentou.

O projeto de lei está sendo debatido na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Deputados de outros partidos integrantes do colegiado apoiam o projeto do tucano.

O deputado Lourival Mendes (PT do B-MA) destacou a importância da proposta e criticou a segurança publica do país. ”Esse projeto é fundamental para o Brasil. Nos países de primeiro mundo, já existe um único numero. O grande problema é que nesse atual sistema dos estados a comunicação das ocorrências é quase que 100% de péssima qualidade”. Estados Unidos e União Europeia são exemplos de locais que já adotam o numero unificado para as chamadas de emergência.

(Reportagem: Gustavo Fernandes/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
24 setembro, 2012 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Serviço centralizado”

  1. Caro Deputado, parabens a vs exlencia por se preocupar tanto com a modernidade, em nossas Leis, ref, ao projeto 175/2012, que deixara o consumidor mais amparado com 190, teremos mais agilidade no atendimento !!

  2. Creusa Camargo disse:

    Concordo com seu projeto. Já encarei situações em que um número não atende e o outro diz que o assunto não é de sua alçada.Vamos implantar o 190 nacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *