Justiça transparente


Reação do PT a julgamento do mensalão revela o desespero de um partido acuado, dizem deputados

Os deputados Jutahy Junior (BA) e Luiz Carlos (AP) contestaram nesta quarta-feira (19) a declaração do secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), de que a transmissão ao vivo do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal é um “risco à democracia”. Para os tucanos, a reação dos petistas ao voto do relator Joaquim Barbosa e ao trabalho da imprensa revela o desespero de um partido acuado.

De acordo com Jutahy, o julgamento é baseado em provas incontestáveis. “Transmitir a sessão ao vivo é extremamente benéfico à democracia. É algo que dá visibilidade às ações que estão sendo apreciadas. Isso é extremamente positivo, porque quanto mais transparência, mais a sociedade acompanha e cobra a punição dos culpados. A democracia ganha com a liberdade de imprensa e ganha com a Justiça transparente”, afirmou.

Para Luiz Carlos, os ataques de petistas contra as provas da existência do mensalão tentam esconder a sujeira do esquema. Segundo o parlamentar, esse é o momento de fortalecer a mídia e dar crédito ao Supremo, que combate a corrupção. “Essa é a demonstração do desespero mais extremo, haja vista que as vísceras do PT estão expostas. O escândalo nacional está sendo desnudado e toda a nação sabe que os grandes figurões, inclusive o ex-presidente Lula, tinham conhecimento do que acontecia”, ressaltou.

Play
baixe aqui

 

Luiz Carlos argumenta que o PT se articula para esconder os fatos e desqualificar o que está sendo revelado ao país com a transmissão do julgamento pela Rádio e TV Justiça. “Esse ataque é mais uma estratégia desesperada para esconder o escândalo provocado pelo PT. Ao contrário do que se tem plantado, a transmissão ao vivo serve para que a população veja todo o esquema de apoio político e quem foram os principais atores desse teatro”, finalizou.

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, o petista André Vargas disse ser um risco ter um julgamento online, o que ele chamou de “Big Brother da Justiça”. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), questionou a compra de votos de parlamentares pelo governo, tese defendida pelo relator. Segundo ele, “o presidente Lula jamais se reuniu” com o empresário Marcos Valério, outro aspecto amplamente debatido no STF.

 (Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 setembro, 2012 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Justiça transparente”

  1. Oldeir Ramos disse:

    O que está em julgamento é um crime político-financeiro para compre de votos na aprovação de interesse do governo Lula. Foi sim um desvio de dinheiro público, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Similar a um júri popular, deve ter a maior repercussão possível! Aliás, o que incomoda é a clareza da engenharia do relator Joaquim Barbosa que acabou com todos os argumentos do Lula/PT, inesperado por eles petistas. Ter essa informação ao vivo é uma forma de aprimorar o direito à comunicação, expressão e conhecimento do fato e tudo mais que nos é dado como direito constitucional. Devemos esclarecer ainda que embora o Lula se achasse, e se acha o dono da verdade ou é a própria virgindade da verdade. Isso colou até antes de 2003. Hoje ele se contente em não estar “sentado no banco dos reus” sendo julgado pelo STF (ainda). Porque espero que ao fim desse julgamento, que tem restabelecido as esperanças de quem trabalha e não precisa “roubar”, que recomeça a acreditar na política e em políticos, seja aberto um inquérito por alguma instituição: Partidos políticos, OAB e, se for permitido, acho impossível porque quem julga não pode ser o próprio requerente acusador, a própria Procuradoria-Geral da República para apurar a participação direta de Lula, que era o chefe do Dirceu (até agora acusado de mentor do mensalão). Até porque sempre digo: “nada acontece no PT se Lula não aprovar”! Frase que nega todas as múltiplas versões, desesperadas, do ex-presidente Lula para ser considerado um inocente que não sabia de nada. Saudações

  2. Sizuo Matsuoka disse:

    Mas é o maior absurdo um petista vir a dizer que a transmissão ao vivo do julgamento do mensalão “é um risco para a democracia”. Que democracia é essa que o PT defende? A democracia do feito na calada da noite, às escuras, para que ninguém possa saber? Agora está vindo a público as artimanhas e sujeiras do PT e do seu grande “chefão”, o Lula.

  3. Izaltino Augusto do Nascimento disse:

    Seria bom que também a imprensa aberta fizesse o acompanhamento do julgamento do mensalão, pois só assim todas as camadas da população tomaria conhecimento das falcatruas usadas pelo PT e a máscara cairia de vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *