Registro importante


Presidente de associação de mães cobra adoção do cadastro de crianças desaparecidas

Em audiência pública nesta terça-feira (18), a CPI do Tráfico de Pessoas ouviu Ivanise Esperidião da Silva, presidente da Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida, mais conhecida como Mães da Sé. Ela cobrou a criação do cadastro nacional, proposto pela CPI das Crianças e Adolescentes Desaparecidos, relatada pela deputada Andreia Zito (RJ) entre 2008 e 2010.

Ivanise, uma das fundadoras do grupo, tem uma filha desaparecida há 17 anos. Ela conta que a maior dificuldade enfrentada foi o despreparo e a insensibilidade das delegacias de polícia. “Quando eu cheguei numa delegacia para registrar o desaparecimento da minha filha, achei que o delegado fosse me ajudar, mas ele disse que eu precisava esperar 24 horas e por isso não poderia fazer mais nada. Isso só dificultou a minha vida naquele momento e me impediu de achar minha filha”, desabafou.

Play
baixe aqui

Por conta de casos como o de Ivanise, a CPI das Crianças e Adolescentes Desaparecidos propôs a criação de um Cadastro Nacional de Desaparecidos para reunir informações e agilizar o processo de registro no Brasil. A deputada acentua que o sistema de buscas precisa ser implantado com urgência pelo governo federal. “Não tem como você localizar uma criança sem o cadastro, fica uma coisa muito vaga. Lutamos muito para que pudesse ser implantado esse cadastro, mas não aconteceu”, explicou em entrevista à TV 45.

Ivanise também ressaltou a relevância do sistema. “A importância do cadastro é muito grande porque a partir do momento em que tivermos 27 estados trabalhando de forma unificada, a resposta vem mais rápido. Isso facilitaria tanto o trabalho da polícia, como diminuiria a dor e o sofrimento de milhares de mães que assim como eu procuram por seus filhos desaparecidos”, conta. A  solicitou a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias devido à necessidade de aprofundar as investigações.

(Reportagem: Gustavo Fernandes/ Foto: Alexandra Martins/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 setembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *