Construção empacada
Para Gomes de Matos, ferrovia Norte-Sul não sai do papel por incompetência
O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), disse em audiência realizada nesta terça-feira (18) que ficou clara a falta de preparo do governo na construção da ferrovia Norte-Sul. Segundo ele, o empreendimento não sai do papel por falta de competência.
Ele cita o desencontro de informações entre o governo federal e os secretários de Agricultura dos estados do Sul do país. “Ficou caracterizada a improvisação do governo, a falta de definição de critérios para os investimentos na logística e na infraestrutura. Os oito anos da gestão Lula criaram um gargalo”, criticou.
baixe aquiGomes de Matos disse ainda que o traçado da ferrovia causa estranheza, pois não atende as regiões produtoras do país. “Essa ferrovia vai passar onde não tem produção. Se isso acontecer, vamos precisar de caminhões para fazer intermodal e não vai resolver. É claro que tem que ver onde é que tem produção, as questões dos relevos, dos recursos hídricos”, ressaltou.
Segundo o tucano, o governo precisa reorganizar a proposta para que o país se desenvolva. O parlamentar condenou a falta de comunicação entre o governo federal e os estaduais, o que vai fazer o projeto da Norte-Sul patinar por mais 10 anos. Segundo a assessoria técnica do PSDB, durante muito tempo o andamento dessa construção foi prejudicado por problemas de natureza política e financeira, bem como pela deficiência de planejamento do projeto em relação à integração da nova ferrovia à malha ferroviária nacional, especialmente considerando sua construção em bitola larga.
Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 527 quilômetros entre Goiás e Minas Gerais revela que a obra, tocada pela Valec, não prevê a construção de pontes e viadutos para que os trens cruzem rios e depressões. A Norte-Sul é projetada para cortar os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Leia também:
Nilson Leitão defende investigação de denúncias de desvios na ferrovia Norte-Sul
Falhas na construção da Ferrovia Norte-Sul comprovam incompetência gerencial do Planalto
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta