Participação revelada


Tucanos cobram investigação de denúncia contra Lula, apontado como “chefe do mensalão”

O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP)e os deputados Domingos Sávio (MG) e Nelson Marchezan Júnior (RS) afirmaram nesta segunda-feira (17) que o ex-presidente Lula precisa ser investigado após recente denúncia de participação no mensalão.

Em reportagem publicada no fim de semana, a revista “Veja” revela que o empresário Marcos Valério atribui ao petista o título de “chefe do mensalão”. Segundo ele, cerca de R$ 350 milhões teriam abastecido o esquema de corrupção. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também defende apuração a respeito dessas revelações.

“Acho mais do que justo que essa investigação ocorra de forma definitiva para que possamos não só perceber quais são os vazios de que têm se utilizado as pessoas desonestas com agentes estabelecidos no Poder Executivo para trabalhar no sentido de uma grande evasão de recursos públicos como a que caracterizou o mensalão”, ressaltou Mendes Thame.

Play
baixe aqui

Revelações de Marcos Valério indicam Lula como chefe do mensalão e uso de R$ 350 milhões no esquema

Para Sávio, Lula precisa ser investigado e esclarecer a sua participação no esquema. “Ele dizia que não sabia de nada e que não existia mensalão. Agora que o esquema ficou provado, o Brasil inteiro quer saber: será que o presidente realmente não sabia de nada? Só se for muito ingênuo para achar que não”, ponderou.

De acordo com a revista, Marcos Valério teria dito que Lula se empenhou pessoalmente na coleta de dinheiro para o esquema. Empresários teriam se reunido com o petista para combinar a contribuição e fornecer dinheiro ao PT. De acordo com a coluna do jornalista Ricardo Noblat, Valério chegou a se preparar para o caso de um fim trágico. O ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, arrecadador de recursos para o partido, acabou morto. O empresário teria gravado um vídeo e guardado três cópias em cofres de bancos. A quarta foi enviada a um dos réus do processo. Segundo o texto, o relato é capaz de destruir reputações e manchar a imagem da gestão Lula.

Marchezan ressalta que o Ministério Público Federal precisa aprofundar as investigações após a recente revelação. “Não existe outro caminho que não seja a investigação de Lula. Todos já sabiam que era lógico, evidente e racional que Lula participava”, afirmou.

Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), afirmou que os fatos devem ser esclarecidos. “É importante que tudo fique claro o mais breve possível, inclusive o que envolva o ex-presidente Lula”, disse. A oposição planeja uma reunião para discutir o assunto nesta terça-feira (18), mas ela ainda não foi confirmada.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 setembro, 2012 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Participação revelada”

  1. Alexandre Alves Santiago disse:

    Não seria o caso de uma Ação Civil Pública, já que o PSDB é LEGITIMADO para a sua propositura?

  2. SANDRA D'AGOSTINI disse:

    Pbs. Esperamos que desta vez o PSDB exerça seu papel. E de forma contundente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *