Velho coronel


Tucanos consideram lamentável tentativa de Lula de livrar réus do mensalão de condenação

Os deputados Márcio Bittar (AC) e Walter Feldman (SP) consideram lamentáveis as tentativas do ex-presidente Lula de livrar da prisão os companheiros acusados de participar do mensalão. O petista e a cúpula do partido querem reduzir o dano eleitoral do julgamento do escândalo no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o jornal “Valor Econômico”, Lula assumiu o comando das articulações para livrar os réus da prisão.

O PT sabe que não há mais o que fazer para evitar a condenação, mas acredita na possibilidade de prescrição das penas, diz a publicação. Segundo a “Folha de S.Paulo”, o ex-ministro José Dirceu disse a Lula não ter esperança de conseguir absolvição. Ele teria dito ainda que está preparado inclusive para a prisão.

Play
baixe aqui

Para Bittar, o ex-presidente mancha sua biografia ao se colocar acima do bem e do mal. Segundo o tucano, ninguém está livre das garras da Justiça. “Acho lamentável que Lula ainda atue como velho coronel de barranco, daqueles que ele tanto condenou no passado e com quem fez parcerias no governo. Ele mostra que tem muito de coronel e isso se manifesta ao querer subverter a ordem das coisas”, afirmou.

De acordo com Feldman, essa é a prática utilizada por Lula desde os tempos de sindicato. Na opinião do parlamentar, o petista ficou acuado com os recentes votos de ministros do STF. “É o chamado tráfico de influência, tentativa de uso da estrutura de poder, ameaça e tentativa de constranger os adversários. Mas sabemos que o Supremo dá seu grito de liberdade dizendo exatamente qual é o caminho destes que  estão sendo julgados pelo mensalão, que é a condenação”, disse.

Essa não é a primeira tentativa de interferir no julgamento do mensalão. Em abril deste ano, o ex-presidente participou de reunião com o ministro do STF Gilmar Mendes. No encontro, Lula teria defendido que o processo não deveria ser analisado em 2012 porque não haveria “objetividade”.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 setembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *